Canadá adota sistema automatizado de identificação de impressão digitais
O Canadá implementou o primeiro Sistema Automatizado de Identificação de Impressões Digitais (AFIS – Automated Fingerprint Identification System). O sistema está implantado no Departamento de Defesa Nacional (DND). O Afis irá aumentar a segurança e a confiabilidade na coleta e verificação de registros de impressões digitais.
A ação faz parte de uma recente iniciativa do governo rumo à digitalização de registros biométricos em todo o país. Não apenas para permitir verificações de identidade criminal e civil mais rápidas como mais precisas.
Funcionamento
O AFIS fornecerá um repositório digital central, que será gerenciado e operado pelo DND. O sistema não só armazenará como coletará, processará, registrará e verificará os dados biométricos para ações de segurança e policiamento.
Informações coletadas pelo AFIS do DND serão enviadas ao AFIS central da Polícia Real Montada do Canadá (RCMP). Ambos serão compatíveis com a tecnologia de reconhecimento facial, DNA e outras formas de identificação biométrica no futuro. Além disso, o sistema vai ter um site de recuperação de desastres. Desse modo, o DND estará protegido contra a perda de dados valiosos.