A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados realizou nesta quinta-feira (30), audiência pública sobre o tema: “Passivo da Previdência Social – Regime dos Militares”.
Segundo o deputado Elias Vaz (PSB-GO), que pediu a audiência, auditoria financeira feita pelo TCU alerta sobre estimativas contábeis do passivo da Previdência Social, e afirma ter o governo do presidente Jair Bolsonaro “subavaliado os valores do regime dos militares, minimizando eventual rombo futuro”.
“De acordo com os auditores, o governo subavaliou o passivo atuarial do regime dos militares em R$ 45,5 bilhões. Deixaram de colocar na conta, por exemplo, reajustes recentes de vencimentos das Forças Armadas que vão impactar no pagamento futuro dos benefícios de seus integrantes, quando eles virarem inativos”, observou o deputado.
O debate contou com a participação do secretário de Controle Externo da Previdência, do Trabalho e da Assistência Social do Tribunal de Contas da União (TCU), João Ricardo Pereira.