A gravação de um videoclipe no interior de São Paulo no último domingo terminou na Delegacia de Polícia. Mc NK, ou Nikolas Oliveira dos Santos, que se apresenta como “revelação do funk ostentação” marcou evento no Facebook para 10 de novembro. Seria a gravação do videoclipe da música “DE 66”, que narra a fuga da polícia de um rapaz em uma motocicleta, provavelmente a XT 66 da Yamaha.
O que o Mc não esperava é que o clipe da música ia ganhar um componente de realidade inesperado: a presença real da polícia.
O clipe, marcado para ser gravado no bairro Votocel, em Votorantim, região metropolitana de Sorocaba, envolvia simulacros de armas, motocicleta com placa adulterada e “figurantes” disfarçados de policiais civis. A população local, sem saber o que ocorria, viu a movimentação suspeita e chamou a polícia.
Cinco homens foram detidos com as armas de brinquedos, usadas para prática de airsoft, as réplicas de uniformes policiais e a motocicleta, com placa adulterada por fita adesiva.
Na delegacia, o 2º Distrito Policial de Votorantim, o MC explicou ao delegado Manoel Dini que se tratava de uma filmagem para internet. Mesmo assim, um homem foi detido acusado de desacato, por que se indignou com a abordagem policial. Além do desacato, a ocorrência foi registrada como uso ilegítimo de uniforme ou distintivo, o que se enquadra em contravenção penal. O caso será encaminhado ao o Juizado Especial Criminal.
O jovem, de 23 anos, alegou à polícia que não sabia da necessidade de permissão para as filmagens. Segundo o seu depoimento, ele relatou que já havia visto outros clipes com armas falsas e achou que não teria problema usar os objetos apreendidos.