A Fábrica da Estrela (Magé/RJ) realizou mais uma entrega de petardos ao Exército Brasileiro.
A produção de petardos é realizada na oficina pertencente a Seção de Detonadores. Durante o processo, todos os cunhetes e peças do petardo foram rastreados, ou seja, marcados e registrados pelo sistema de rastreabilidade utilizado pela Fábrica da Estrela.
A entrega, realizada no último dia 30, estava previstas no Termo de Execução Descentralizada – TED 003/20 entre o Comando Logístico do Exército – COLOG e a Imbel.
Fábrica de Estrela
A Fábrica da Estrela destina-se à fabricação de explosivos em geral, seus acessórios e pólvora negra. Um dos principais produtos produzidos pela fábrica é o RDX, explosivo básico das composições da carga de ruptura das espoletas de munições da artilharia, além de explosivo carbonitrato, emulsão explosiva, reforçadores, cápsulas iniciadoras e artifícios traçantes. Ela foi transferida em 1824 do Rio de Janeiro para a atual localização, com a denominação de Real Fábrica de Pólvora da Estrela, por Decreto de D. Pedro I. A estrutura industrial da UP é constituída por 03 (três) unidades fabris, sendo que a de RDX (sigla em inglês de um tipo de explosivo – Research Department X) é a única da América Latina.