Categories Brasil Destaques

Instituto Biológico completa um mês de diagnóstico para Covid-19 em Policiais Militares

O Laboratório de Viroses de Bovídeos do Instituto Biológico (IB-APTA), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São (SAASP) Paulo, em um mês de atuação, analisou 1.935 amostras de Policiais Militares do Estado de São Paulo para Covid-19.

O Laboratório do IB recebeu investimentos de mais de R$ 2 milhões do Governo de São Paulo para atender os requisitos de um laboratório de biossegurança nível 3. Por conta disso, foi habilitado pelo Instituto Adolfo Lutz para o diagnóstico de Sars-CoV-2 pela RT-qPCR,.

“Nos mobilizamos para fazer adequações no laboratório para contribuir com a testagem do novo coronavírus em policias militares. Nesse um mês de contribuição, realizamos os diagnósticos de forma rápida e precisa. Em média, os resultados são liberados para a Polícia em 72 horas após o recebimento das amostras”, afirma o titular da SAASP, Gustavo Junqueira.

A SAASP e a Secretaria da Segurança Pública assinaram Termo de Cooperação para a realização dos diagnósticos nos agentes de segurança pública com o objetivo de minimizar os efeitos da infecção e viabilizar, portanto, o isolamento dos profissionais.

“O termo de cooperação entre a Polícia Militar e o IB é de fundamental para a saúde dos policiais militares. A importância desse teste vai além do diagnóstico de Covid-19. Ele permite isolar o paciente e rastrear seus contactantes para então monitorar e controlar a doença”, afirma Luciano Bottura, capitão médico da PM.

Força Tarefa

De acordo com a pesquisadora do IB e responsável pelo Laboratório, Liria Okuda, uma força tarefa foi montada dentro do Instituto Biológico para que os pesquisadores da instituição, profissionais da Coordenadoria de Defesa Agropecuária, Instituto de Botânica, além de profissionais autônomos fossem capacitados e treinados para atender o diagnóstico da Covid-19. “Ao todo, nove profissionais estão atuando nessa atividade, como voluntários, desde a recepção das amostras, processamento em ambiente NB3, RT-qPCR e liberação dos resultados”, explica.

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *