O Laboratório do IB recebeu investimentos de mais de R$ 2 milhões do Governo de São Paulo para atender os requisitos de um laboratório de biossegurança nível 3. Por conta disso, foi habilitado pelo Instituto Adolfo Lutz para o diagnóstico de Sars-CoV-2 pela RT-qPCR,.
“Nos mobilizamos para fazer adequações no laboratório para contribuir com a testagem do novo coronavírus em policias militares. Nesse um mês de contribuição, realizamos os diagnósticos de forma rápida e precisa. Em média, os resultados são liberados para a Polícia em 72 horas após o recebimento das amostras”, afirma o titular da SAASP, Gustavo Junqueira.
A SAASP e a Secretaria da Segurança Pública assinaram Termo de Cooperação para a realização dos diagnósticos nos agentes de segurança pública com o objetivo de minimizar os efeitos da infecção e viabilizar, portanto, o isolamento dos profissionais.
“O termo de cooperação entre a Polícia Militar e o IB é de fundamental para a saúde dos policiais militares. A importância desse teste vai além do diagnóstico de Covid-19. Ele permite isolar o paciente e rastrear seus contactantes para então monitorar e controlar a doença”, afirma Luciano Bottura, capitão médico da PM.