Uma operação da Polícia Civil de São Paulo desarticulou uma máfia de exames toxicológicos que atuava na região metropolitana de São Paulo.
A operação, batizada de Capillun, foi deflagrada nessa terça-feira (28), pela 1ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Crimes contra a Administração, do DPPC. Primordialmente, o objetivo era desarticular o esquema que fraudava exames toxicológicos adulterados. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão nos municípios de São Paulo e Guarulhos.
Primeiramente, a investigação começou por anúncios fixados em postes oferecendo laudos de exames toxicológicos com resultado negativo.
De acordo com informações apuradas pela inteligência da polícia, esses laudos eram comercializados por R$ 1,2 mil ou R$ 1,5 mil. Entretanto, nenhum material era de fato coletado e avaliado. O esquema fraudava os laudos por computação gráfica.
Geralmente, o exame toxicológico é exigido na renovação de habilitação (categorias C, D e E), para ingresso em concursos públicos e procedimentos de admissão e demissão de empregados do setor de transportes.
Diversos documentos e equipamento que serão submetidos a exame pericial foram apreendidos. Cinco indivíduos são investigados por suposta participação no esquema fraudulento.