Categories Destaques Legislação

Organizações pedem que Congresso anule flexibilização da política de armas

O jornal Folha de S. Paulo divulgou que um grupo de 137 organizações enviou um ofício ao presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e ao presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), pedindo que o Congresso vote pela anulação dos decretos e portarias que facilitam o acesso a armas e munições no País.

As organizações envolvidas no ato são em sua maioria ligadas à causa ambiental. Estão envolvidas na ação entidades como WWF- Brasil, Rede de ONGs da Mata Atlântica-RMA, Observatório do Clima – OC, Observatório de Justiça Ecológica – OJE/UFSC, Instituto Sou da Paz, entre outras. De acordo com elas, os decretos privilegiam os CACs (caçadores, atiradores e colecionadores).

De acordo com os ativistas, o acesso a armas e munições influenciam o aumento da caça ilegal a animais nativos do Brasil. “Uma vez que as armas foram compradas e registradas, é quase impossível fiscalizar como serão utilizadas”, denunciam.

Cada caçador pode adquirir anualmente até 5 mil munições para cada arma de uso permitido e mil para as de uso restrito, como fuzis semiautomáticos. O rastreio após a compra de tudo isso é quase impossível.

 

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *