A Polícia Civil do Estado de São Paulo publicou no Diário Oficial desta terça-feira (23) a portaria nº 1 do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap), que altera a rotina de trabalho nas delegacias da cidade de São Paulo e cria o plano de especialização funcional.
Impulsionadas principalmente pelo uso da tecnologia e a ampliação dos registros pela delegacia eletrônica – 40% a mais desde o início da pandemia – as mudanças visam a reforçar as atividades de investigação de crimes complexos pelas unidades de bairro, que passarão a ter policiais dedicados integralmente a essa função, vez que os flagrantes serão registrados nas 34 Centrais de Polícia Judiciária (CPJ) da capital – 27 nos Distritos Policiais e 7 das Delegacias de Defesa da Mulher (DDM).
Fruto do novo plano funcional e das novas escalas trabalho, que vão desde expediente em horário comercial a plantões de 12 horas de trabalho por 24 de descanso, as CPJ também contarão com um reforço nos seus quadros. Os policiais mais jovens e em início de carreira atuarão nas unidades que são destinadas prioritariamente ao atendimento ao público e forças de segurança, relacionados às ocorrências emergenciais, em situação de flagrância e demais atos de custódia.
Em ambos os casos, as equipes serão compostas por um delegado, um escrivão e, no mínimo, dois agentes operacionais. No caso das turmas do atendimento presencial nas CPJ, elas trabalharão num sistema de revezamento de cargos por um período de 36 meses, prorrogável por decisão do Diretor do Decap em situações específicas, conforme a portaria.
As medidas não impactam os plantões das Delegacias de Defesa da Mulher 24 horas (DDM) da capital. As sete unidades da com funcionamento ininterrupto na Cidade de São Paulo seguem operando regularmente nos seus horários habituais.
Importante ressaltar que, independentemente da natureza da ocorrência, todas as unidades policiais estão aptas e deverão prestar atendimento aos cidadãos sempre que procuradas. Para aqueles que preferem registrar o boletim de ocorrência sem sair de casa, a delegacia eletrônica (www.delegaciaeletronica.policiacivil.sp.gov.br) segue disponível e pode ser acessada a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.