Categories Destaques Equipamentos

Rússia revela armadura de batalha de soldado ‘Sotnik’ da próxima geração

A Rússia iniciou o desenvolvimento da primeira fase de sua armadura de batalha de próxima geração para soldados de campo. Espera-se que o equipamento seja a armadura à prova de bala mais leve do mundo, resistente até mesmo a projéteis capazes de danificar veículos blindados leves, de acordo com a agência estatal Russia Beyond.

Um comunicado à imprensa da empresa estatal russa Rostec revelou que a empresa será responsável pela pesquisa e desenvolvimento do novo equipamento de combate de quarta geração, chamado “Sotnik”.

“Graças ao uso de materiais inovadores e à combinação das funções de elementos individuais, o peso do conjunto será reduzido em 20 por cento, totalizando cerca de 20 quilos”, afirmou a empresa em um comunicado de imprensa em junho de 2019.

O diretor industrial da Rostec , Bekkhan Ozdoev avisa que muitos recursos tecnológicos estão programados para Sotnik, “incluindo equipamentos de robótica e sistemas integrados para troca de informações”.

Capacidades de defesa de Sotnik

A capacidade de defesa do Sotnik excederá a de todas as placas de blindagem existentes, pois pode proteger o soldado contra o fogo direto do .50 BMG, de acordo com o Russia Beyond. Esta é uma bala capaz de penetrar em veículos blindados leves a uma distância de até dois quilômetros.

A armadura será feita de fibra de polietileno de ultra alto peso molecular. “O equipamento não restringirá o movimento e permitirá que você carregue o peso extra necessário para realizar missões especiais”, disse a Rostec .

A armadura também será capaz de absorver o choque do fogo, que pode matar um soldado mesmo se a armadura não for penetrada.

Um exoesqueleto de titânio ativo com motores mini-elétricos também está em obras. A corporação está trabalhando atualmente em fontes de energia viáveis ​​para este novo recurso.

Substituindo o Ratnik

A Sotnik deve substituir o Ratnik-2, que protege até 90% do corpo de um soldado com uma armadura que pesa entre 7,2 e 15,8 kg. O colete principal é resistente a munições de 7,62 × 39 mm e 7,62 × 54 mm.

Além disso, o Ratnik-2 é coberto com materiais bloqueadores de infravermelho da cabeça aos pés para que os soldados possam evitar a detecção por vários equipamentos infravermelhos.

No geral, Ratnik-2 pesa de 18,1 a 22,7 kg, no entanto, isso é compensado por um exoesqueleto de fibra de carbono passivo que compartilha da pesada carga física. O exoesqueleto também é responsável por proteger a coluna e as articulações do usuário contra o desgaste. Não precisa de energia ou eletricidade para funcionar.

O Sotnik de quarta geração deverá substituir o Ratnik em 2025.

https://rostec.ru/en/news/rostec-develops-4th-generation-combat-gear/
Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *