9 de Julho, a data magna do Estado de São Paulo, data da Revolução Constitucionalista
O dia 9 de Julho é considerado a data magna do Estado de São Paulo. Isso porque a data celebra a Revolução Constitucionalista de 1932. A data foi escolhida pelo Estado para celebrar a luta dos paulistas pela promulgação da Constituição e contra o governo de Getúlio Vargas, que tinha tomado o poder em 1930. Inicialmente, ao chegar ao poder, Vargas havia fechado o Congresso, abolido a Constituição e destituído todos os governadores. Entretanto, os paulistas começaram a se manifestar contra. Dessa forma, houve protestos armados, como o do dia 23 de maio. Foi quando os estudantes Martins, Miragaia, Dráusio e Camargo foram mortos pelas tropas federais que terminaram por combater as tropas constitucionalistas. A revolução explodiu no dia 9 de julho e durou até 3 de outubro de 1932, quando as tropas federais venceram.
Mais de 35 mil paulistas foram às ruas lutar pela democracia e por uma constituição. Cerca de 890 pessoas foram mortas pelo exército federal, formado por mais de 100 mil homens. O resultado do levante foi que em 1934 foi promulgada uma nova Constituição e iniciado o processo de redemocratização.
Em sessão realizada na última quarta (17), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de…
Aprovada a criação da Polícia Penal de São Paulo, agora o Estado entra na segunda…
O governador Rodrigo Garcia entregou nesta quarta-feira (29) o pacote de modernização da Polícia Militar,…
A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou proposta que reduz de 30…
Até o dia 18 de novembro, os membros do Ministério Público de todo a país…
De acordo com o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta terça-feira (28), pelo…
Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação, conforme descreve nossa política de privacidade. Ao clicar em aceitar você consente com esse uso.