Inscreva-se para receber notificações
Categories: BrasilDestaques

Agentes penitenciários podem integrar Sistema Único de Segurança

Os agentes penitenciários podem passar a integrar Sistema Único de Segurança Pública (Susp). A inclusão desses profissionais faria a profissão ter reconhecida a sua natureza policial, assim como a dos agentes socioeducativos. O projeto de lei foi apresentado pelos senadores Major Olímpio (PSL-SP) e Flávio Bolsonaro (PSL-RJ).

O projeto altera a Lei 13.675, de 2018, que disciplina a organização e o funcionamento dos órgãos responsáveis pela segurança pública. É a mesma lei que institui o Susp.

O Susp, criado em 2018, tinha o objetivo de integrar os órgãos de segurança pública, como as polícias federal e estaduais, as secretarias de segurança e as guardas municipais. No entanto, o ex-presidente Michel Temer vetou alguns pontos do projeto. Entre eles estavam a inclusão no sistema das medidas socioeducativas destinadas a crianças e adolescentes em conflito com a lei. A equiparação dos agentes penitenciários aos policiais também foi vetada. As medidas socioeducativas ficaram, então, sob responsabilidade do Ministério dos Direitos Humanos.

Porém, de acordo com o senador Major Olímpio, é necessário que os agentes socioeducativos assim como os agentes penitenciários, sejam incluídos no Susp, pois eles desempenham atividades de Segurança Pública.

“Essas alterações visam fazer justiça e refletir a realidade vivida por esses profissionais que exercem uma atividade essencial para a Segurança Pública do país, inclusive para o justo cumprimento da pena e a reinserção social dos internos do sistema prisional e socioeducativo”, justifica o senador

 

Acordo quebrado

O PL 3.358/2019, de autoria dos dois senadores, tem o mesmo conteúdo de outro projeto (PL 3.734/2012), que foi aprovado pelas duas Casas e foi um dos que fez parte da criação do Susp, mas vetado pelo ex-presidente Michel Temer (veto 20/2018). O congresso manteve o veto, quebrando um acordo que, de acordo com Olímpio, havia sido feito entre líderes partidários para derrubar o veto.

“Para surpresa minha e de diversos líderes e parlamentares, o acordo não foi mantido e o veto permaneceu inalterado, fazendo injustiça a mais de 130 mil agentes penitenciários e mais de 70 mil agentes socioeducativos no Brasil”, aponta o senador na justificativa do projeto repetindo o que disse na sessão do Congresso Nacional.

Dessa maneira, o líder do governo, o senador Fernando Bezerra (MDB-PE), apresentou requerimento de urgência para a tramitação do projeto.

O senador Major Olímpio declarou o projeto 3.358 vai estabelecer tudo que tinha que estar na derrubada do veto. De acordo com Olímpio, o senador Fernando Bezerra também endossou o projeto, assim como outros líderes. “O presidente Davi Alcolumbre já se comprometeu na celeridade para a votação e vamos fazer articulação com a Câmara dos Deputados para que também votem com celeridade”, declarou.

 

Com informações da Agência Senado.

Soraia Sene

Posts recentes

Tribunal de Justiça de São Paulo declara inconstitucional denominação “Polícia Municipal”

Em sessão realizada na última quarta (17), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de…

3 anos ago

Polícia Penal fiscalizará presos durante as saidinhas

Aprovada a criação da Polícia Penal de São Paulo, agora o Estado entra na segunda…

4 anos ago

Governo de São Paulo entrega pacote de modernização para Polícia Militar

O governador Rodrigo Garcia entregou nesta quarta-feira (29) o pacote de modernização da Polícia Militar,…

4 anos ago

Comissão aprova projeto que reduz tempo mínimo de atividade militar para remuneração integral de PM inativo

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou proposta que reduz de 30…

4 anos ago

Conselho Nacional do Ministério Público organiza banco de boas práticas na área da segurança pública

Até o dia 18 de novembro, os membros do Ministério Público de todo a país…

4 anos ago

Letalidade policial caiu 30% em SP

De acordo com o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta terça-feira (28), pelo…

4 anos ago

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação, conforme descreve nossa política de privacidade. Ao clicar em aceitar você consente com esse uso.