Inscreva-se para receber notificações
Categories: Geral

Centro de Apoio Técnico para atendimento de pessoas com deficiência é inaugurado em Campinas

As secretarias da Segurança Pública e dos Direitos da Pessoa com Deficiência inauguraram, na última sexta-feira (28), um Centro de Apoio Técnico (CAT) para o atendimento de pessoas com deficiência em situação de violência, na 2ª Delegacia Seccional de Polícia de Campinas. A entrega do novo espaço foi oficializada pelo descerramento da placa da nova unidade, na Escola Estadual Enéas Cézar Ferreira. A iniciativa visa a disponibilizar um atendimento multidisciplinar e especializado a esse público, reforçando a importância do atendimento humanizado.
Antes de Campinas, o único CAT do Estado podia ser encontrado na 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência, localizada na área central da Capital. Contudo, após a publicação de um decreto estadual (nº 65.906), em agosto de 2021, a Polícia Civil foi autorizada a implantar centros como esse em outras unidades e demais regiões do território paulista, sob coordenação da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O segundo CAT paulista foi instalado em uma sala cedida pela 2ª Delegacia Seccional de Polícia de Campinas, ao lado do plantão policial, sendo que a adequação do espaço e a contratação dos funcionários ficaram a cargo da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
O Centro contará com profissionais, como psicólogos, assistentes sociais, intérpretes da Língua Brasileira de Sinais – Libras, com o objetivo de aprimorar o atendimento às pessoas com deficiência, vítimas em situação de violência, e para auxiliar a Polícia Civil da região nos casos que envolvam esse público.
Apesar das ocorrências registradas com apoio do CAT ocorrerem na 2ª Seccional de Campinas, os casos serão investigados pelas delegacias responsáveis pelas áreas dos fatos, como é de costume, as quais também poderão ter auxílio do centro especializado sempre que for preciso.

1ª Delegacia da Pessoa com Deficiência

A unidade especializada foi criada em maio de 2014, por meio de uma parceria entre as secretarias de Segurança Pública e dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e está localizada na Rua Brigadeiro Tobias, 527, próximo ao bairro da Luz. A estrutura foi implantada com o objetivo de prevenir e investigar crimes contra esse público, além de coletar e analisar dados para a criação de procedimento de orientação para o atendimento de pessoas com deficiência em outras delegacias do Estado.
Há que destacar que atualmente todas as unidades policiais do território paulista contam com profissionais preparados e aptos para atender a população.
Compartilhar:
Soraia Sene

Posts recentes

Tribunal de Justiça de São Paulo declara inconstitucional denominação “Polícia Municipal”

Em sessão realizada na última quarta (17), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de…

3 anos ago

Polícia Penal fiscalizará presos durante as saidinhas

Aprovada a criação da Polícia Penal de São Paulo, agora o Estado entra na segunda…

3 anos ago

Governo de São Paulo entrega pacote de modernização para Polícia Militar

O governador Rodrigo Garcia entregou nesta quarta-feira (29) o pacote de modernização da Polícia Militar,…

3 anos ago

Comissão aprova projeto que reduz tempo mínimo de atividade militar para remuneração integral de PM inativo

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou proposta que reduz de 30…

3 anos ago

Conselho Nacional do Ministério Público organiza banco de boas práticas na área da segurança pública

Até o dia 18 de novembro, os membros do Ministério Público de todo a país…

3 anos ago

Letalidade policial caiu 30% em SP

De acordo com o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta terça-feira (28), pelo…

3 anos ago

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação, conforme descreve nossa política de privacidade. Ao clicar em aceitar você consente com esse uso.