Inscreva-se para receber notificações
Categories: BrasilDestaques

Choque recebe novos cães policiais da Europa

O 5º Batalhão de Polícia de Choque (BPChq) recebeu nesta quinta-feira (27) nove cães policiais que passam a integrar a equipe do Canil da unidade. Os animais, de origem estrangeira, fazem parte de uma doação concedida à Polícia Militar e requisitada em outubro de 2019, por meio de um chamamento público.

“Esses cães foram doados pela Nestlé. Há um ano conversei com o presidente da empresa e pedi a doação de dez cães especialmente treinados na Europa para o canil da Polícia Militar. Os cães vieram treinados e preparados para a incorporação praticamente imediata no uso da tropa. Agora temos um total de 54 cães aqui no Canil”, informou o governador João Doria (PSDB).

Os cães Noah, Jack, Rollo, Mike, Dick, Bady, Machi, Billy e Kazan, de raças Pastor Alemão e Belga Malinois, foram escolhidos por oficiais veterinários e cinotécnicos do 5ºBPChq, em polos criadores de cães policiais na Holanda, República Tcheca e Suécia. Eles atuarão nas funções de patrulhamento, imobilização e na detecção de drogas e explosivos.

Um décimo cão, chamado Aischa, também foi selecionado pela comissão do 5ºBPChq. O cachorro, de raça Pastor Alemão, deve chegar ao batalhão nos próximos dias e passará pelos treinamentos necessários para ser integrado à equipe.

 

Seleção

 

De acordo com o Secretaria de Segurança Pública, a seleção foi realizada com base em características específicas e adequadas ao desempenho da função. Estes atributos envolvem condições físicas, cognitivas e predisposição a comportamentos específicos para o treinamento direcionado às habilidades do trabalho.

Para melhor a adaptação dos cães ao contexto operacional, eles ainda passarão por um período de treinamento. Entre as etapas do processo está a seleção do policial com perfil mais adequado para, afinal, haver formação sólida do binômio – homem e cão -, apresentação dos diferentes cenários/áreas ao qual serão inseridos. Além disso, haverá treinamento para detecção dos odores alvos específicos presentes nas ações policiais.

As atividades desempenhadas com apoio do cão policial figuram entre os recursos de maior destaque no combate à criminalidade. De janeiro a junho, as atuações com apoio do Canil da PMESP resultaram na prisão de 62 pessoas e na apreensão de 2,7 toneladas de drogas, além de 42 armas de fogo. De acordo com a PM, no Estado, a corporação conta com o apoio de mais de 300 cães policiais.

Compartilhar:
Soraia Sene

Posts recentes

Tribunal de Justiça de São Paulo declara inconstitucional denominação “Polícia Municipal”

Em sessão realizada na última quarta (17), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de…

3 anos ago

Polícia Penal fiscalizará presos durante as saidinhas

Aprovada a criação da Polícia Penal de São Paulo, agora o Estado entra na segunda…

3 anos ago

Governo de São Paulo entrega pacote de modernização para Polícia Militar

O governador Rodrigo Garcia entregou nesta quarta-feira (29) o pacote de modernização da Polícia Militar,…

3 anos ago

Comissão aprova projeto que reduz tempo mínimo de atividade militar para remuneração integral de PM inativo

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou proposta que reduz de 30…

3 anos ago

Conselho Nacional do Ministério Público organiza banco de boas práticas na área da segurança pública

Até o dia 18 de novembro, os membros do Ministério Público de todo a país…

3 anos ago

Letalidade policial caiu 30% em SP

De acordo com o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta terça-feira (28), pelo…

3 anos ago

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação, conforme descreve nossa política de privacidade. Ao clicar em aceitar você consente com esse uso.