Inscreva-se para receber notificações
Categories: DestaquesEquipamentos

Conheça a ferramenta Sinesp Agente de Campo

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), acaba de lançar o aplicativo Sinesp Agente de Campo. Trata-se de uma ferramenta digital gratuita para acesso policial imediato a mandados de prisão e para busca nacional de veículos roubados, entre outras operações cotidianas das polícias.

O app começou a funcionar de imediato no Pará, Tocantins e Acre. A previsão é, após a fase de teste, estender o uso do aplicativo para todo o país.

O aplicativo oferece as seguintes funcionalidades: pesquisa de boletins de ocorrência, acesso a mandados de prisão e consulta de veículos (multas e alerta de roubo). Em breve, novas funções estarão disponíveis, assim que concluída a primeira fase de implantação, na qual os policiais foram selecionados pelos estados.

No período de teste, que vai até esse mês, os usuários poderão reportar, pelo próprio aplicativo, eventuais ajustes que considerem relevantes. Na segunda fase, os policiais serão cadastrados pelos respectivos estados.

 

Mais agilidade

A ferramenta é direcionada para agentes de segurança pública que têm maior demanda de consulta. De acordo com o diretor de Gestão e Integração da Informação da Senasp/MJSP, Wellington Silva, a ferramenta agiliza o trabalho de quem está em campo: “O aplicativo permite que o policial que está na ponta receba informações em tempo real. É um grande ganho de agilidade e rapidez no atendimento à população, na oferta de serviços públicos efetivos de segurança e na elucidação de crimes, melhorando o tempo de resposta da polícia”.

No caso dos veículos, pode-se fazer consulta detalhada por dados como nome do proprietário, placa e chassi. Dados pessoais também terão o mesmo nível de detalhamento, assim como a consulta a boletins de ocorrência.

“O aplicativo faz parte de um grande projeto, chamado de Sinesp Big Data, que tem investimentos maciços voltados à integração e à análise de grandes volumes de dados na segurança pública de todo o país”, ressalta Silva.

De acordo com o MJSP, serão investidos, nos próximos três anos, R$ 32 milhões em infraestrutura digital. O objetivo é facilitar a integração e análise de grandes volumes de dados na segurança pública.

Compartilhar:
Soraia Sene

Posts recentes

Tribunal de Justiça de São Paulo declara inconstitucional denominação “Polícia Municipal”

Em sessão realizada na última quarta (17), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de…

3 anos ago

Polícia Penal fiscalizará presos durante as saidinhas

Aprovada a criação da Polícia Penal de São Paulo, agora o Estado entra na segunda…

3 anos ago

Governo de São Paulo entrega pacote de modernização para Polícia Militar

O governador Rodrigo Garcia entregou nesta quarta-feira (29) o pacote de modernização da Polícia Militar,…

3 anos ago

Comissão aprova projeto que reduz tempo mínimo de atividade militar para remuneração integral de PM inativo

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou proposta que reduz de 30…

3 anos ago

Conselho Nacional do Ministério Público organiza banco de boas práticas na área da segurança pública

Até o dia 18 de novembro, os membros do Ministério Público de todo a país…

3 anos ago

Letalidade policial caiu 30% em SP

De acordo com o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta terça-feira (28), pelo…

3 anos ago

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação, conforme descreve nossa política de privacidade. Ao clicar em aceitar você consente com esse uso.