Inscreva-se para receber notificações
Categories: DestaquesLegislação

Coronavírus altera as leis de trânsito temporariamente

O Coronavírus fez com que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) alterasse algumas leis de trânsito temporariamente para fazer com que as pessoas permaneçam em casa o maior tempo possível. As novas medidas, que ampliam e interrompem os prazos de processos e de procedimentos dos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, foram publicadas nesta sexta-feira, 20 de março.

“Estamos considerando a necessidade urgente de se evitar aglomerações nos órgãos de trânsito e nas entidades públicas e privadas prestadoras de serviços afetos ao trânsito. Além disso, ajudar caminhoneiros e motoristas profissionais”, explicou Frederico Carneiro, diretor do Denatran e presidente do Contran.

 

Veja as medidas:

  • Autorização para dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação vencida (CNH e PPD – Permissão de Dirigir) desde 19/02/20.
  • Veículo novo, que estiver dentro dos 15 dias para registro e licenciamento (retirado da concessionária até ao dia 6 de março de 2020), poderá transitar sem placas, por tempo indeterminado, até a regularização da situação nos órgãos de trânsito.
  • Transferência de propriedade do veículo: interrupção do prazo por tempo indeterminado à efetivação da expedição de Certificado de Registro do Veículo (CRV).
  • Interrupção, por prazo indeterminado, para que se faça a indicação de condutor-infrator, inclusive nos processos em tramitação.
  • Ampliação e interrupção de prazos em todos os processos e procedimentos recursais em âmbito dos órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito.

De acordo com a normativa, a partir de agora, o prazo para conclusão do processo de habilitação passou de 12 para 18 meses. Isso significa que quem começou o processo de habilitação em março do ano passado e ainda não concluiu, por exemplo, terá até setembro pra concluir.

Prazos para defesa de autuação, recursos de multa, defesa processual, recursos de suspensão de direito de dirigir e cassação do documento de habilitação, ficam interrompidos por tempo indeterminado.

 

Leia abaixo a deliberação completa

Deliberação do Contran nº 185

Compartilhar:
Soraia Sene

Posts recentes

Tribunal de Justiça de São Paulo declara inconstitucional denominação “Polícia Municipal”

Em sessão realizada na última quarta (17), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de…

3 anos ago

Polícia Penal fiscalizará presos durante as saidinhas

Aprovada a criação da Polícia Penal de São Paulo, agora o Estado entra na segunda…

3 anos ago

Governo de São Paulo entrega pacote de modernização para Polícia Militar

O governador Rodrigo Garcia entregou nesta quarta-feira (29) o pacote de modernização da Polícia Militar,…

3 anos ago

Comissão aprova projeto que reduz tempo mínimo de atividade militar para remuneração integral de PM inativo

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou proposta que reduz de 30…

3 anos ago

Conselho Nacional do Ministério Público organiza banco de boas práticas na área da segurança pública

Até o dia 18 de novembro, os membros do Ministério Público de todo a país…

3 anos ago

Letalidade policial caiu 30% em SP

De acordo com o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta terça-feira (28), pelo…

3 anos ago

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação, conforme descreve nossa política de privacidade. Ao clicar em aceitar você consente com esse uso.