Inscreva-se para receber notificações
Categories: DestaquesLegislação

Deputado quer criar órgão de segurança pública voltado a adolescentes infratores

O ex-deputado Laudivio Carvalho (SD-MG) quer criar um órgão de segurança pública voltado exclusivamente a adolescentes infratores. A PEC (Projeto de Emenda à Constituição) que ele apresentou já foi admitida pela Comissão de Constituição de Justiça da Câmara.

De acordo com a PEC, serão criados “corpos de segurança socioeducativa” para supervisionar e coordenar as atividades de segurança dos estabelecimentos de adolescentes infratores.

Além disso, os corpos irão promover, elaborar e executar atividades de caráter preventivo, investigativo e ostensivo que visem a garantir a segurança e a integridade física dos socioeducandos.

De acordo com a proposta, o novo órgão vai diligenciar e executar, junto com os demais entes da segurança pública, atividades que visem à efetiva recaptura de internos foragidos das unidades socioeducativas; bem como promover, elaborar e executar atividades de caráter preventivo, investigativo e ostensivo que visem a coibir o narcotráfico direcionado a unidades socioeducativas.

 

Transformação de cargos

A PEC também transformaria os cargos dos servidores efetivos do quadro de segurança dos sistemas socioeducativos dos estados e do Distrito Federal para agentes de segurança socioeducativa, sem prejuízo da remuneração.

Para Laudivio Carvalho, é necessário haver um quadro de servidores especializados no trato com menores infratores, para um acompanhamento que auxilie nas atividades de ressocialização.

“Para isso, há de se ter a figura dos agentes de segurança socioeducativa, organizados em um corpo próprio, integrado no sistema de segurança pública do País”, defende Carvalho.

Embora tenha sido admitida, a proposta recebeu críticas. A deputada Talíria Petrone (PSOL-RJ) acredita que a PEC é meramente punitiva, indo de encontro aos documentos internacionais de defesa dos direitos humanos, que prevêem que as medidas socioeducativas devem respeitar o desenvolvimento e reintegração do adolescente.

 

Tramitação

O texto recebeu parecer pela aprovação do relator na comissão, deputado João Campos (REPUBLICANOS-GO). Agora que a proposta está admitida pela CCJ, será examinada por uma comissão especial criada exclusivamente para analisar o mérito da PEC. Depois, seguirá para votação em dois turnos no Plenário da Câmara.

Soraia Sene

Posts recentes

Tribunal de Justiça de São Paulo declara inconstitucional denominação “Polícia Municipal”

Em sessão realizada na última quarta (17), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de…

3 anos ago

Polícia Penal fiscalizará presos durante as saidinhas

Aprovada a criação da Polícia Penal de São Paulo, agora o Estado entra na segunda…

4 anos ago

Governo de São Paulo entrega pacote de modernização para Polícia Militar

O governador Rodrigo Garcia entregou nesta quarta-feira (29) o pacote de modernização da Polícia Militar,…

4 anos ago

Comissão aprova projeto que reduz tempo mínimo de atividade militar para remuneração integral de PM inativo

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou proposta que reduz de 30…

4 anos ago

Conselho Nacional do Ministério Público organiza banco de boas práticas na área da segurança pública

Até o dia 18 de novembro, os membros do Ministério Público de todo a país…

4 anos ago

Letalidade policial caiu 30% em SP

De acordo com o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta terça-feira (28), pelo…

4 anos ago

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação, conforme descreve nossa política de privacidade. Ao clicar em aceitar você consente com esse uso.