Senador apresentou projeto transforma em crime descumprimento de medida protetiva de emergência expedida por agente policial
O descumprimento de medida protetiva aplicada por agente policial pode virar crime. É o que prevê o projeto do Senador Styvenson Valentim (Podemos-RN). Policial ou delegado, podem expedir medida de afastamento de emergência, quando não há tempo de recorrer à Justiça formal. E assim como a de juízes, elas precisam ser cumpridas.
O projeto de Valentin prevê pena de detenção de três meses a dois anos para o descumprimento da medida.
Dessa forma, o projeto altera a Lei Maria da Penha (11.340, de 2006), que previa como crime apenas o descumprimento da medida por decisão judicial.
Para os casos em que a ordem de afastamento é expedida pelo agente policial, o juiz deve ser comunicado em até 24 horas. Depois de receber a informação, ele decidirá, em mais no máximo 24 horas, se mantém ou se revoga a medida. Além disso, o juiz deve dar ciência ao Ministério Público sobre a decisão.
A matéria está sendo analisada pela Comissão de Justiça e Redação do Senado (CCJ) e aguarda o recebimento de emendas.
O objetivo é aumentar a agilidade, e a punição para quem não cumpre a ordem de se afastar da mulher em caso de agressão ou ameaça à vida.
Em sessão realizada na última quarta (17), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de…
Aprovada a criação da Polícia Penal de São Paulo, agora o Estado entra na segunda…
O governador Rodrigo Garcia entregou nesta quarta-feira (29) o pacote de modernização da Polícia Militar,…
A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou proposta que reduz de 30…
Até o dia 18 de novembro, os membros do Ministério Público de todo a país…
De acordo com o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta terça-feira (28), pelo…
Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação, conforme descreve nossa política de privacidade. Ao clicar em aceitar você consente com esse uso.