Mais de 3 mil evidências são captadas por câmeras corporais utilizadas pela PM na Capital
As filmagens das câmeras corporais na PM de São Paulo já começaram e no primeiro final de semana mais de 3 mil vídeos foram captados
A Polícia Militar colocou em operação, no último final de semana, câmeras corporais que foram instaladas nos uniformes de parte do efetivo que atua na Capital. O equipamento visa a dar ainda mais transparência às ações policiais. Como resultado, no sábado (1º) e domingo (2), 3.056 evidências foram captadas.
As imagens foram coletadas por meio de 585 câmeras corporais utilizadas pelo 11º, 13º e 37º Batalhões de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M). Uma nova licitação internacional para compra de novos equipamentos está em andamento.
Entre as ocorrências capturadas está o salvamento de um recém-nascido , no dia 1º, na rua Jundiacanga, na zona sul da cidade. A ação foi realizada por PM’s do 37º BPM/M. Após acionados, os agentes foram imediatamente ao local e se depararam com a mãe e uma bebê, de nome Gabriela, em situação de engasgamento. Os policiais realizaram a manobra de Heimlich e a recém-nascida voltou a respirar. Ela e a mãe foram levadas a uma unidade médica e a criança passa bem.
Outras duas ações, do mesmo batalhão, no mesmo dia e também na zona sul, resultaram na detenção de dois homens por tráfico de drogas. As ocorrências aconteceram nas ruas Joaquim Manuel da Rocha e Sinfônia Heróica, na região do Jardim Ângela. Os casos foram encaminhados ao 47º Distrito Policial.
“É um equipamento novo, traz mais transparência para as nossas abordagens e intervenções policiais”, afirma o soldado Rafael Fonseca.
“Vai dar um resguardo não só para o policial, no trabalho dele, como para o cidadão”, diz Jonas da Silva, soldado.
Sobre a iniciativa
Os sons e imagens captados durante ações da PM são registrados em um sistema de armazenamento na nuvem que podem ser acessados remotamente por autoridades de segurança e judiciais sempre que necessário.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o uso dos equipamentos durante o patrulhamento vem sendo estudado há seis anos. Ainda segundo a SSP, desde 2016 são realizados testes com a tecnologia, além de intercâmbios com forças de segurança de outros países, para sua implementação.
Atualmente, cerca de 2,5 mil pms já estão capacitados para usar os equipamentos durante o serviço nas ruas e há um pregão internacional em andamento, sob investimento anual estimado de R$ 7 milhões, para aquisição de 2,5 mil novas câmeras portáteis.
Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação, conforme descreve nossa política de privacidade. Ao clicar em aceitar você consente com esse uso.