Inscreva-se para receber notificações
Categories: DestaquesEquipamentos

Mais de 3 mil evidências são captadas por câmeras corporais utilizadas pela PM na Capital

A Polícia Militar colocou em operação, no último final de semana, câmeras corporais que foram instaladas nos uniformes de parte do efetivo que atua na Capital. O equipamento visa a dar ainda mais transparência às ações policiais. Como resultado, no sábado (1º) e domingo (2), 3.056 evidências foram captadas.
As imagens foram coletadas por meio de 585 câmeras corporais utilizadas pelo 11º, 13º e 37º Batalhões de Polícia Militar Metropolitano (BPM/M). Uma nova licitação internacional para compra de novos equipamentos está em andamento.
Entre as ocorrências capturadas está o salvamento de um recém-nascido , no dia 1º, na rua Jundiacanga, na zona sul da cidade. A ação foi realizada por PM’s do 37º BPM/M. Após acionados, os agentes foram imediatamente ao local e se depararam com a mãe e uma bebê, de nome Gabriela, em situação de engasgamento. Os policiais realizaram a manobra de Heimlich e a recém-nascida voltou a respirar. Ela e a mãe foram levadas a uma unidade médica e a criança passa bem.
Outras duas ações, do mesmo batalhão, no mesmo dia e também na zona sul, resultaram na detenção de dois homens por tráfico de drogas. As ocorrências aconteceram nas ruas Joaquim Manuel da Rocha e Sinfônia Heróica, na região do Jardim Ângela. Os casos foram encaminhados ao 47º Distrito Policial.
“É um equipamento novo, traz mais transparência para as nossas abordagens e intervenções policiais”, afirma o soldado Rafael Fonseca.
“Vai dar um resguardo não só para o policial, no trabalho dele, como para o cidadão”, diz Jonas da Silva, soldado.

Sobre a iniciativa

Os sons e imagens captados durante ações da PM são registrados em um sistema de armazenamento na nuvem que podem ser acessados remotamente por autoridades de segurança e judiciais sempre que necessário.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o uso dos equipamentos durante o patrulhamento vem sendo estudado há seis anos. Ainda segundo a SSP, desde 2016 são realizados testes com a tecnologia, além de intercâmbios com forças de segurança de outros países, para sua implementação.
Atualmente, cerca de 2,5 mil pms já estão capacitados para usar os equipamentos durante o serviço nas ruas e há um pregão internacional em andamento, sob investimento anual estimado de R$ 7 milhões, para aquisição de 2,5 mil novas câmeras portáteis.
Compartilhar:
Soraia Sene

Posts recentes

Tribunal de Justiça de São Paulo declara inconstitucional denominação “Polícia Municipal”

Em sessão realizada na última quarta (17), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de…

3 anos ago

Polícia Penal fiscalizará presos durante as saidinhas

Aprovada a criação da Polícia Penal de São Paulo, agora o Estado entra na segunda…

3 anos ago

Governo de São Paulo entrega pacote de modernização para Polícia Militar

O governador Rodrigo Garcia entregou nesta quarta-feira (29) o pacote de modernização da Polícia Militar,…

3 anos ago

Comissão aprova projeto que reduz tempo mínimo de atividade militar para remuneração integral de PM inativo

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou proposta que reduz de 30…

3 anos ago

Conselho Nacional do Ministério Público organiza banco de boas práticas na área da segurança pública

Até o dia 18 de novembro, os membros do Ministério Público de todo a país…

3 anos ago

Letalidade policial caiu 30% em SP

De acordo com o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta terça-feira (28), pelo…

3 anos ago

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação, conforme descreve nossa política de privacidade. Ao clicar em aceitar você consente com esse uso.