Inscreva-se para receber notificações
Categories: DestaquesTreinamento

Ministério da Justiça e Segurança Pública realiza pesquisa científica para aprimorar a capacitação das Guardas Civis Municipais

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) realiza, até o dia 2 de abril, a pesquisa “Estudo científico, mapeamento de competências e revisão da matriz curricular do cargo de Guarda Civil Municipal”. A ação é desenvolvida pela Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen/MJSP), em conjunto com a Universidade de Brasília (UnB), e tem como objetivo a valorização, por meio do ensino e capacitação, dos profissionais de segurança pública e defesa social, de acordo com Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), instituído pela Lei nº 13.675/2018.  

Considerado o primeiro levantamento nacional desta magnitude a ser realizado com Guardas Municipais, o trabalho irá ampliar o conhecimento sobre competências técnicas e comportamentais desses profissionais. A pesquisa também servirá de embasamento para propor a revisão da Matriz Curricular das Guardas Civis Municipais (GCM), consolidando uma referência nacional de formação e capacitação do cargo. Este é um documento norteador das ações de formação e capacitação para as GCM, tanto nos processos seletivos, na formação e na capacitação continuada. A matriz curricular em vigor é de 2005 e nunca passou por nenhuma atualização. O novo documento vai entregar quais são as atividades esperadas, as competências e que atribuições esses profissionais precisam ter para exercer a função.  

O diretor de Ensino e Pesquisa da Segen, Marcos de Araújo, destaca a importância de entender o trabalho dessa categoria, como ele se desenvolve para chegar numa linha comum de competências necessárias para serem desenvolvidas nesses profissionais: “Quanto maior o número de Guardas Civis Municipais que responderem o questionário, melhor serão os ganhos em qualidade e significância estatística nos resultados”, disse.  

O estudo é realizado diretamente com os profissionais da categoria, que podem responder, voluntariamente, o questionário. A participação é anônima, portanto, os participantes não terão, sob nenhuma hipótese, informações pessoais divulgadas. 

Soraia Sene

Posts recentes

Tribunal de Justiça de São Paulo declara inconstitucional denominação “Polícia Municipal”

Em sessão realizada na última quarta (17), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de…

3 anos ago

Polícia Penal fiscalizará presos durante as saidinhas

Aprovada a criação da Polícia Penal de São Paulo, agora o Estado entra na segunda…

4 anos ago

Governo de São Paulo entrega pacote de modernização para Polícia Militar

O governador Rodrigo Garcia entregou nesta quarta-feira (29) o pacote de modernização da Polícia Militar,…

4 anos ago

Comissão aprova projeto que reduz tempo mínimo de atividade militar para remuneração integral de PM inativo

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou proposta que reduz de 30…

4 anos ago

Conselho Nacional do Ministério Público organiza banco de boas práticas na área da segurança pública

Até o dia 18 de novembro, os membros do Ministério Público de todo a país…

4 anos ago

Letalidade policial caiu 30% em SP

De acordo com o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta terça-feira (28), pelo…

4 anos ago

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação, conforme descreve nossa política de privacidade. Ao clicar em aceitar você consente com esse uso.