Inscreva-se para receber notificações
Categories: DestaquesGeral

Ministério da Justiça e Segurança Pública sinaliza implantação do Sistema Nacional de Análise Balística

O Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), homologou no último dia 25, o pregão eletrônico que possibilitará a implantação do Sistema Nacional de Análise Balística (SINAB), um dos projetos prioritários da pasta para o combate à criminalidade. O Sinab vai equipar os órgãos de perícias estaduais, do Distrito Federal e da Polícia Federal com Sistemas de Identificação Balística – SIB e possibilitará a criação do Banco Nacional de Perfis Balísticos (BNPB).

O objetivo do projeto é aumentar a capacidade de identificação e análise de vínculo entre as armas de fogo utilizadas em crimes e seus elementos de munição coletados, levando a um aumento na efetividade dos exames de comparação balística e, consequentemente, nas linhas investigativas, possibilitando maior resolução de crimes envolvendo armas de fogo.

Neste primeiro momento, o MJSP irá adquirir seis ferramentas, sendo cinco delas a serem entregues aos estados do Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraná, Pernambuco e um para a Polícia Federal, que atuará como gestora do banco. No total, está prevista a entrega, até o final de 2022, de 37 sistemas de identificação, com o investimento de mais de R$ 130 milhões.

O Sinab permite que os Sistemas de Identificação Balística cadastrem os elementos de munição (estojos e projéteis), relacionados a crimes, para formação do Banco Nacional de Perfis Balísticos, a partir dos sistemas de identificação balística instalados nos laboratórios, interligados em uma rede centralizada no MJSP.

O BNPB contará com um comitê gestor do Sinab, a ser instituído mediante decreto, composto por representantes de órgãos públicos. O objetivo do comitê é promover a padronização de procedimentos e técnicas de coleta, de análise de perfis balísticos e de inclusão, além de coordenar o armazenamento e a manutenção dos dados nos bancos que compõem o Sistema Nacional de Análise Balística.

De acordo com o coordenador-geral de Pesquisa e Inovação da Senasp/MJSP, João Ambrósio, ao utilizar bancos de dados de perfis balísticos e sistema de comparação, é possível vincular a atividade de uma arma de fogo, bem como coletar informações relativas a outros crimes que possam ter ocorrido ou a qual o armamento se conecta. “O objetivo é auxiliar e aumentar a taxa de solução de crimes cometidos com arma de fogo. O banco vai possibilitar a formação por completo de uma rede nacional para que crimes cometidos com armas de fogo sejam solucionados com a maior brevidade possível”, explicou.

Além do banco, a expectativa do Ministério da Justiça e Segurança Pública é implantar uma rede nacional integrada de perfis balísticos. A rede poderá fornecer informações estratégicas para auxiliar o sistema de segurança pública do país a compreender os padrões dos crimes que envolvem armas de fogo, compartilhamento de armas para cometimento de crimes, atividades criminosas ligadas ao narcotráfico, grupos de extermínio e organizações criminosas. Essas informações podem fornecer subsídios para elaboração de políticas públicas e planejamento de ações na área voltadas para a redução da criminalidade com mais eficiência.

Entregas

Acordos de Cooperação Técnica serão firmados entre a União, os Estados e o Distrito Federal, definindo as atribuições dos participes no que se refere à manutenção dos equipamentos, disponibilização de recursos humanos, capacitação, utilização de protocolos padronizados, infraestrutura necessária, envio de informações, aquisição e inserção de imagens dos elementos de munição nos bancos, dentre outros.

Soraia Sene

Posts recentes

Tribunal de Justiça de São Paulo declara inconstitucional denominação “Polícia Municipal”

Em sessão realizada na última quarta (17), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de…

3 anos ago

Polícia Penal fiscalizará presos durante as saidinhas

Aprovada a criação da Polícia Penal de São Paulo, agora o Estado entra na segunda…

4 anos ago

Governo de São Paulo entrega pacote de modernização para Polícia Militar

O governador Rodrigo Garcia entregou nesta quarta-feira (29) o pacote de modernização da Polícia Militar,…

4 anos ago

Comissão aprova projeto que reduz tempo mínimo de atividade militar para remuneração integral de PM inativo

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou proposta que reduz de 30…

4 anos ago

Conselho Nacional do Ministério Público organiza banco de boas práticas na área da segurança pública

Até o dia 18 de novembro, os membros do Ministério Público de todo a país…

4 anos ago

Letalidade policial caiu 30% em SP

De acordo com o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta terça-feira (28), pelo…

4 anos ago

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação, conforme descreve nossa política de privacidade. Ao clicar em aceitar você consente com esse uso.