Inscreva-se para receber notificações
Categories: DestaquesTreinamento

MJSP disponibiliza mais de 200 cursos de capacitação para agentes de Segurança Pública do país

O Plano Anual de Ensino e Pesquisa (PAEP) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) prevê para este ano um reforço expressivo na qualificação dos profissionais de segurança pública no país. São 228 ações voltadas à capacitação e pesquisas, desenvolvidas e coordenadas pela Secretaria de Gestão de Ensino em Segurança Pública (Segen). Por meio da EaD-Segen é possível levar os cursos a todos os estados e o Distrito Federal com qualidade de ensino e facilidade de acesso, por computador, tablet ou celular.

O planejamento prevê 110 cursos de ensino presencial (respeitando os protocolos sanitários neste período de pandemia), 67 capacitações pela plataforma EaD Segen e 43 ações em produção. Além disso, algumas pesquisas estão previstas no Paep, como a de Cadeia de Custódia de Provas; Diagnóstico da Segurança Pública nas Regiões de Fronteiras e Divisas do Projeto Vigia; Análise Criminal; Gestão e Integração entre os Órgãos do Susp, entre outros. Atualmente, encontra-se em fase de finalização a pesquisa Estudo científico, mapeamento de competências e revisão da matriz curricular do cargo de Guarda Civil Municipal. Entre os novos cursos que serão ofertados estão Mestrado em Segurança Pública, MBA de Alta Gestão, Especialização em Inteligência, Tecnólogo em Segurança Pública e Ações presenciais de curta e média duração.

Somente nos primeiros 100 dias deste ano, a plataforma recebeu mais de 36 mil inscritos para os cursos da EaD-Segen e mais de 80 para os cursos presenciais. A previsão é de atender mais de 100 mil profissionais em 2021. Mais de 91 mil agentes foram aprovados nos cursos desde a criação da Secretaria, em 2020.

Os cursos da Rede EaD-Segen são voltados a todos os profissionais que integram o Sistema Único de Segurança Pública (SUSP). Os interessados em participar da capacitação devem, primeiramente, se cadastrar na plataforma Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública) e, em seguida, acessar a Rede EaD-Segen para realizar a inscrição. Para quem já é cadastrado no sistema, basta entrar no portal com login e senha. As inscrições estão abertas e irão durar enquanto o curso constar na plataforma.

Criada em maio de 2020, a Secretaria de Gestão e Ensino em Segurança Pública (Segen/MJSP) atende demandas dos estados e do Distrito Federal que vão ao encontro dos princípios da lei que institui o Sistema Único de Segurança Pública (Susp), como a promoção da produção de conhecimento sobre segurança pública.

Compartilhar:
Soraia Sene

Posts recentes

Tribunal de Justiça de São Paulo declara inconstitucional denominação “Polícia Municipal”

Em sessão realizada na última quarta (17), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de…

3 anos ago

Polícia Penal fiscalizará presos durante as saidinhas

Aprovada a criação da Polícia Penal de São Paulo, agora o Estado entra na segunda…

3 anos ago

Governo de São Paulo entrega pacote de modernização para Polícia Militar

O governador Rodrigo Garcia entregou nesta quarta-feira (29) o pacote de modernização da Polícia Militar,…

3 anos ago

Comissão aprova projeto que reduz tempo mínimo de atividade militar para remuneração integral de PM inativo

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou proposta que reduz de 30…

3 anos ago

Conselho Nacional do Ministério Público organiza banco de boas práticas na área da segurança pública

Até o dia 18 de novembro, os membros do Ministério Público de todo a país…

3 anos ago

Letalidade policial caiu 30% em SP

De acordo com o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta terça-feira (28), pelo…

3 anos ago

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação, conforme descreve nossa política de privacidade. Ao clicar em aceitar você consente com esse uso.