Inscreva-se para receber notificações
Categories: DestaquesTreinamento

MPRJ capacita agentes das áreas de Inteligência e Corregedoria da Polícia Militar

O Ministério Público do Estado do Rio de janeiro (MPRJ), por meio da Coordenadoria de Segurança e Inteligência (CSI/MPRJ), visando cooperar na formação de agentes lotados nas áreas de Inteligência e Corregedoria da Polícia Militar, promoveu no último dia 29/11, no foyer do edifício-sede, o primeiro Estágio Básico em Investigação Criminal Tecnológica. Foram capacitados 12 agentes selecionados e indicados pela Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM).

Com duração de oito horas, os participantes tiveram aulas com o diretor da DEIC-CSI/MPRJ, João Aversa, sobre técnicas para solicitação de informações em provedores de conexão e de aplicação, coleta de dados, busca em fontes abertas, conceitos básicos de inteligência digital e ferramentas tecnológicas de investigação.

“O conteúdo foi elaborado e ministrado pela Divisão Especial de Inteligência Cibernética (DEIC), na modalidade presencial, objetivando contribuir com incremento quantitativo e qualitativo no desempenho das atividades de Inteligência e Correição no âmbito da Polícia Militar e em ações conjuntas entre a SEPM/RJ e MPRJ, conforme convênio existente entre as instituições”, destaca o coordenador da CSI/MPRJ, o promotor de Justiça Eduardo Campos.

O subcoordenador da CSI/MPRJ, promotor de Justiça Fabio Miguel de Oliveira, comentou que aprimorar a atividade exercida por agentes de segurança é do maior interesse do Ministério Público e da sociedade como um todo: “O curso tem o objetivo de aprimorar a atividade que esses agentes da corregedoria e da inteligência exercem na ponta, que em última instância vem desaguar no promotor de Justiça e consequentemente nas denúncias oferecidas pelo Ministério Público. Então o trabalho de hoje mais uma vez reforça a parceria que nós temos com a Polícia Militar e visa ao incremento do trabalho por eles desenvolvido”, disse Fabio Miguel.

O assessor de Segurança e Inteligência do MPRJ, coronel Sergio Ribeiro, acrescenta que a CSI/MPRJ pretende fomentar esse tipo de atividade. “É uma iniciativa dentro do convênio que temos com a Polícia Militar, que prevê, além da cessão de policiais, o desenvolvimento de treinamentos e capacitações. Oferecemos uma série de cursos na área operacional, na área de inteligência, entre outros”, finalizou Sergio Ribeiro.

Soraia Sene

Posts recentes

Tribunal de Justiça de São Paulo declara inconstitucional denominação “Polícia Municipal”

Em sessão realizada na última quarta (17), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de…

3 anos ago

Polícia Penal fiscalizará presos durante as saidinhas

Aprovada a criação da Polícia Penal de São Paulo, agora o Estado entra na segunda…

4 anos ago

Governo de São Paulo entrega pacote de modernização para Polícia Militar

O governador Rodrigo Garcia entregou nesta quarta-feira (29) o pacote de modernização da Polícia Militar,…

4 anos ago

Comissão aprova projeto que reduz tempo mínimo de atividade militar para remuneração integral de PM inativo

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou proposta que reduz de 30…

4 anos ago

Conselho Nacional do Ministério Público organiza banco de boas práticas na área da segurança pública

Até o dia 18 de novembro, os membros do Ministério Público de todo a país…

4 anos ago

Letalidade policial caiu 30% em SP

De acordo com o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta terça-feira (28), pelo…

4 anos ago

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação, conforme descreve nossa política de privacidade. Ao clicar em aceitar você consente com esse uso.