Alencar tem 50 anos e ingressou na instituição como aluno-oficial em 1985. Bacharel em Direito e Educação Física, o novo comandante possui especialização em Direito Penal e Processual Penal e é Mestre e Doutor em Ciências Policiais de Segurança e de ordem Pública. Ele já atuou como instrutor da Academia da PM do Barro Branco e da Escola Superior de Soldados.
Ele também foi Comandante do 16º Batalhão Metropolitano e do 1º Batalhão de Choque – Rota (Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar). Além disso, atuou na Casa Militar e foi instrutor de Direitos Humanos para Forças de Segurança na América Latina pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha.
Já o Coronel Salles ingressou na instituição como aluno-oficial em 1985, no mesmo dia que seu pai, o subtenente Nelson de Almeida Salles, passava para a reserva. Ele foi Ajudante-de-ordem do Governador Geraldo Alckmin, Comandante da Cavalaria, Comando de Policiamento de Área Metropolitana 5, responsável pela zona oeste da Capital, e atuou ainda como Diretor do Departamento de Segurança e chefe de gabinete da Casa Militar e Defesa Civil.
“Muito obrigado pela oportunidade de poder me despedir das pessoas que trabalham conosco. Agradecer ao senhor, Governador, as palavras que tenho são de gratidão. Eu deixo o comando a uma pessoa excepcional, homem com experiência profissional invejável. Se há algum sucesso no nosso comando, eu devo muito ao Coronel Alencar. É nessa tradição que vamos fazer essa passagem, como a Segurança Pública merece”, afirmou o Coronel Salles.