Inscreva-se para receber notificações
Categories: DestaquesHistória

Rota comemora 51 anos de combate ao crime no Estado de São Paulo

Há 51 anos a população paulista era beneficiada com a criação da Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar (Rota), que hoje é referência nacional e internacional no patrulhamento tático, atuando ainda na escolta especial de presos, de autoridades e de valores e no controle de distúrbios civis.

A unidade especializada da Polícia Militar atua na Capital, na região metropolitana de São Paulo e em algumas cidades do interior do Estado de São Paulo em ocasiões específicas, como nos municípios litorâneos, durante a Operação Verão, e em Campos do Jordão, no inverno.

A unidade possui quatro companhias que compõem o 1º Batalhão de Policiamento de Choque (BPChq) e os pelotões são treinados diariamente, com aulas teóricas e práticas, onde os policiais praticam os Procedimentos Operacionais Padrão (POP), como técnicas de busca e abordagens, uso de algema e outras atividades.

O efetivo é selecionado a partir de um processo de escolha apurado, que conta com uma entrevista com a participação de todos segmentos operacionais da unidade e um estágio extenuante, que exige o máximo da parte física, intelectual, profissional e emocional do candidato.

O trabalho desenvolvido pelos 560 homens e mulheres e mais de 100 viaturas que integram a Rota, entre janeiro e meados de outubro, resultou na detenção de mais de 600 pessoas – 363 adultos presos, 43 adolescentes apreendidos e 211 procurados pela Justiça capturados.

Além disso, ainda foram apreendidos 102 veículos, mais de 1,3 tonelada de drogas, entre crack, cocaína, maconha e outros entorpecentes, além de R$ 799.470,84 em espécie recolhidos em ocorrências policiais. No mesmo período, ainda foram retiradas de circulação 98 armas de fogo ilegais.

Os números são fruto da dedicação, empenho e expertise dos profissionais e também de todo aparato investido no combate à criminalidade, como equipamentos de última geração e viaturas blindadas que foram as mais novas aquisições do arsenal de implementos.

 

Soraia Sene

Posts recentes

Tribunal de Justiça de São Paulo declara inconstitucional denominação “Polícia Municipal”

Em sessão realizada na última quarta (17), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de…

3 anos ago

Polícia Penal fiscalizará presos durante as saidinhas

Aprovada a criação da Polícia Penal de São Paulo, agora o Estado entra na segunda…

4 anos ago

Governo de São Paulo entrega pacote de modernização para Polícia Militar

O governador Rodrigo Garcia entregou nesta quarta-feira (29) o pacote de modernização da Polícia Militar,…

4 anos ago

Comissão aprova projeto que reduz tempo mínimo de atividade militar para remuneração integral de PM inativo

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou proposta que reduz de 30…

4 anos ago

Conselho Nacional do Ministério Público organiza banco de boas práticas na área da segurança pública

Até o dia 18 de novembro, os membros do Ministério Público de todo a país…

4 anos ago

Letalidade policial caiu 30% em SP

De acordo com o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta terça-feira (28), pelo…

4 anos ago

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação, conforme descreve nossa política de privacidade. Ao clicar em aceitar você consente com esse uso.