Inscreva-se para receber notificações
Categories: BrasilDestaques

Secretaria de Segurança Pública divulga números da violência em abril

A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo divulgou os números da violência em abril. De acordo com o órgão, a região metropolitana fechou abril com redução nos casos e no número de vítimas de homicídios dolosos e latrocínios, bem como nos casos de furtos e roubos de veículos, roubos em geral e de carga. A redução é em comparação a igual período de 2018.

Os homicídios dolosos caíram 7,8%, passando de 51 para 47. Já nos últimos 12 meses as taxas ficaram em 7,11 casos e 7,59 vítimas a cada 100 mil habitantes. Como resultado, aferiu-se os menores números de violência dessa modalidade da série histórica iniciada em 2001. Vale ressaltar que, no início da série, o número de homicídios era de 45,31 vítimas a cada 100 mil.

Da mesma forma, os latrocínios também apresentaram queda em abril. Os casos e vítimas deste crime reduziram 50%, passando de seis para três casos, se comparado a abril de 2018.

Roubos e furtos

Os furtos de veículo tiveram recuo de 2,8%, com 1.855 ocorrências registradas em abril deste ano contra 1.908 no mesmo mês de 2018.

Os roubos de veículo caíram ainda mais, ficando em 15,6% no mês, com 246 casos a menos do que igual período de 2018. Foram de 1.580 casos para 1.334. O número não só caiu como também é o menor desde 2008.

Os roubos em geral recuraram 9,7%, com 4.904 registros em abril de 2019 ante 5.428 no mesmo mês de 2018. Não foi registrado nenhum roubo a banco nem extorsões mediante sequestro.

Outros indicadores

Em contrapartida, alguns indicadores apresentaram aumento no mês de abril: os crimes de estupros e furtos em geral. Foi registrado um aumento de 3,4% no número de estupros, com sete casos a mais em relação ao mesmo período de 2018. Já nos furtos, a alta foi de 13,5%, com o registro de 6.088 casos.

Outro recorde da serie histórica foi batido. As três polícias na região metropolitana de São Paulo realizaram 3.150 prisões no mês, 370 a mais do que em abril do ano passado. Também apreenderam 165 armas de fogos e efetuaram 563 flagrantes de tráfico de drogas.

Compartilhar:
Soraia Sene

Posts recentes

Tribunal de Justiça de São Paulo declara inconstitucional denominação “Polícia Municipal”

Em sessão realizada na última quarta (17), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de…

3 anos ago

Polícia Penal fiscalizará presos durante as saidinhas

Aprovada a criação da Polícia Penal de São Paulo, agora o Estado entra na segunda…

3 anos ago

Governo de São Paulo entrega pacote de modernização para Polícia Militar

O governador Rodrigo Garcia entregou nesta quarta-feira (29) o pacote de modernização da Polícia Militar,…

3 anos ago

Comissão aprova projeto que reduz tempo mínimo de atividade militar para remuneração integral de PM inativo

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou proposta que reduz de 30…

3 anos ago

Conselho Nacional do Ministério Público organiza banco de boas práticas na área da segurança pública

Até o dia 18 de novembro, os membros do Ministério Público de todo a país…

3 anos ago

Letalidade policial caiu 30% em SP

De acordo com o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta terça-feira (28), pelo…

3 anos ago

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação, conforme descreve nossa política de privacidade. Ao clicar em aceitar você consente com esse uso.