Inscreva-se para receber notificações
Categories: DestaquesEquipamentos

Sistema Gênesis é empregado no 1º Tiro Digital de Artilharia do Exército Brasileiro

No período de 28 de junho a 9 de julho, foi realizado em Santa Maria (RS), o 1° tiro digital da Artilharia do Exército Brasileiro, isto é, o  acionamento das peças de artilharia por intermédio do terminal do Comandante da Linha de Fogo (CLF) com o Sistema Gênesis. O acionamento foi realizado pelo Comandante do Exército, General Paulo Sérgio. Durante o evento foi realizado o Apronto Operacional da Força Sul – FORSUL, conduzido pela 3ª Divisão do Exército (3ª DE).

Entre diversas atividades previstas pela 3ª DE e executadas pelas Brigadas, Artilharia Divisionária da 3ª Divisão de Exército (AD/3) e OMDS (Organizações Militares Diretamente Subordinadas), a AD/3 coordenou o teste de integração do Sistema Gênesis ao obuseiro autopropulsado A5+ BR (que possibilitou o disparo digital); o Adestramento do 29º GAC AP no Simulador de Apoio de Fogo de Santa Maria; a Demonstraçãodo Projeto de modernização do M 109 A5 para o Cmt Ex e comitiva; além de uma intensificação de Fogos com o 3° GAC AP (em controle operacional – Ct Op), o 19° GAC (em Ct Op), o 27° GAC e o 29° GAC  AP, além dos Pelotões de Morteiro Pesado (Pel Mrt P) das 1ª e 2ª Brigadas de Cavalaria Mecanizada em apoio a uma Força Tarefa Subunidade Blindada – FT SU Bld. A rajada inicial foi realizada em uma missão HNA (“hora no alvo”) precedida da entrada em posição da Bateria do Regimento Mallet com seus M 109 A5+ BR (obuseiros autopropulsados).

O Sistema Gênesis de Coordenação e Direção de Tiro, desenvolvido pelos Engenheiros da Fábrica de Material de Comunicações e Eletrônica (FMCE/IMBEL), é um sistema computadorizado nível Brigada, que objetiva substituir os métodos tradicionais, de forma a atender às necessidades de apoio de fogo das armas de Infantaria, Cavalaria e Artilharia.

Dotado de equipamentos robustecidos, apropriados para o emprego em campanha, o sistema possibilita maior precisão e um expressivo ganho de velocidade no processamento das missões de tiro, permitindo que o comandante intervenha no combate pelo fogo no momento oportuno e com munições e volumes adequados.

Esse sistema torna o apoio de fogo contínuo e preciso, realizando a centralização de todas as unidades de tiro que estão sob seu controle operacional. Além disso, o Sistema Gênesis é flexível e modular, permitindo a redistribuição de seus módulos em função das necessidades táticas.

 

 

Soraia Sene

Posts recentes

Tribunal de Justiça de São Paulo declara inconstitucional denominação “Polícia Municipal”

Em sessão realizada na última quarta (17), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de…

3 anos ago

Polícia Penal fiscalizará presos durante as saidinhas

Aprovada a criação da Polícia Penal de São Paulo, agora o Estado entra na segunda…

4 anos ago

Governo de São Paulo entrega pacote de modernização para Polícia Militar

O governador Rodrigo Garcia entregou nesta quarta-feira (29) o pacote de modernização da Polícia Militar,…

4 anos ago

Comissão aprova projeto que reduz tempo mínimo de atividade militar para remuneração integral de PM inativo

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou proposta que reduz de 30…

4 anos ago

Conselho Nacional do Ministério Público organiza banco de boas práticas na área da segurança pública

Até o dia 18 de novembro, os membros do Ministério Público de todo a país…

4 anos ago

Letalidade policial caiu 30% em SP

De acordo com o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta terça-feira (28), pelo…

4 anos ago

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação, conforme descreve nossa política de privacidade. Ao clicar em aceitar você consente com esse uso.