Entrevista

SSP participa de 1ª oficina sobre Gestão e Políticas de Segurança Pública do país

O secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos, participou de um painel temático na 1ª Oficina de Trabalho sobre gestão e políticas efetivas de segurança pública. O evento aconteceu, na manhã de terça-feira (21) na cidade de Vitória (ES).

O encontro intitulado “Uma luz no final do túnel: experiências federativas exitosas no campo da segurança pública no Brasil”, foi promovido pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o Instituto Sou da Paz (SDP), Governo do Estado do Espírito Santo e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN).

Com dois objetivos, específicos, a reunião procura compartilhar e debater ações inovadoras sobre os desafios na gestão e governança da segurança pública. Além da construção da “Carta de Vitória”, um documento contendo um resumo das principais iniciativas que os Estados adotaram para reduzir os índices de criminalidade.

“Segurança Pública nasce onde as pessoas moram. Nos municípios, nos Estados federativos. E quando falamos em uma oficina de trabalho estamos colocando a comunidade, os institutos conversando ”, afirmou o secretário, que completou: “não se fala em sistema de defesa e segurança, sem que a comunidade esteja conosco”.

Criminalidade

Em seu discurso, o secretário lembrou que em 2001, o Estado de São Paulo registrava 33,3 mortos por cem mil habitantes.  Hoje, é o quinto ano seguido que o índice de Homicídio Doloso fecha na casa dos seis mortos por cem mil habitantes. Ainda realçou o resultado do Atlas da Violência, publicado pela Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) em 2021, onde São Paulo é considerado o estado mais seguros para todas as faixas etárias.

A Operação Sufoco também foi lembrada pelo general no combate à criminalidade.  Nos 48 dias da ação foram detidas mais de 5,4 mil pessoas e vistoriados cerca de 364,3 mil veículos, sendo 122,5 mil motocicletas. Foram apreendidos 14,2 mil veículos, sendo 5,6 mil motos, e recuperados um total de 831 veículos que haviam sido roubados ou furtados.

Até o momento, foram apreendidas, cerca de 32,4 toneladas de drogas e 286 armas. Também foram recolhidos simulacros de armas, cartões bancários, máquinas de cartão, celulares e carcaças de celulares, veículos de alto valor, itens de informática, R$ 144,8 mil em espécie, dinheiro estrangeiro, entre outros objetos.

Bonificação

Uma das políticas públicas apresentadas pelo general Campos como exemplo de valorização profissional aplicada pelo Estado de São Paulo foi a Bonificação por Resultado. A medida beneficia os policiais e servidores que atuam em áreas em que houve redução dos índices de vítimas de letalidade violenta (homicídio doloso e latrocínio), roubo e furto de veículo, além de roubo em geral, a cada bimestre.

Compartilhar:
Soraia Sene

Posts recentes

Tribunal de Justiça de São Paulo declara inconstitucional denominação “Polícia Municipal”

Em sessão realizada na última quarta (17), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de…

2 anos ago

Polícia Penal fiscalizará presos durante as saidinhas

Aprovada a criação da Polícia Penal de São Paulo, agora o Estado entra na segunda…

2 anos ago

Governo de São Paulo entrega pacote de modernização para Polícia Militar

O governador Rodrigo Garcia entregou nesta quarta-feira (29) o pacote de modernização da Polícia Militar,…

2 anos ago

Comissão aprova projeto que reduz tempo mínimo de atividade militar para remuneração integral de PM inativo

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou proposta que reduz de 30…

2 anos ago

Conselho Nacional do Ministério Público organiza banco de boas práticas na área da segurança pública

Até o dia 18 de novembro, os membros do Ministério Público de todo a país…

2 anos ago

Letalidade policial caiu 30% em SP

De acordo com o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta terça-feira (28), pelo…

2 anos ago

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação, conforme descreve nossa política de privacidade. Ao clicar em aceitar você consente com esse uso.