Inscreva-se para receber notificações
Categories: DestaquesTreinamento

Unidade da Imbel participa de exercício para aprimorar uso do Sistema Gênesis

No período de 22 a 25 de março, a Fábrica de Material de Comunicações Eletrônica – FMCE, uma das unidades da Indústria de Material Bélico do Brasil – Imbel, participou de um exercício no terreno, no Campo de Instrução de Formosa (GO), visando buscar soluções de comando e controle que melhor atendesse às demandas do Apoio de Fogo da Artilharia com o uso do Sistema Gênesis da empresa, superando, assim, importante etapa para a continuidade da implantação do Gênesis para uso pela Artilharia do Exército Brasileiro.
O exercício contou, ainda, com a participação do Comando de Comunicações e Guerra Eletrônica do Exército – CComGEx, de representantes da Empresa Harris e do Assessor Especial do Cmt da AD/1 para o projeto de integração do Sistema Gênesis à Artilharia de Campanha Auto rebocada, o Gen Bda R/1 MARTO.
Na oportunidade, foi desdobrado no terreno o sistema completo de um Grupo de Artilharia, com as peças de obuseiros entrando em posição nas distâncias doutrinárias reais, entre 10 e 24 km, da Central de Tiro, alcançando, ao final dos testes, resultados considerados altamente satisfatórios para a direção e coordenação do tiro de artilharia em campanha.

Sistema Gênesis

O Sistema Gênesis é um sistema computadorizado de direção e coordenação de tiro Nível Brigada que objetiva substituir os métodos tradicionais, de forma a atender às necessidades de Apoio de Fogo das Armas de Infantaria, Cavalaria e Artilharia.

Dotado de equipamentos apropriados para o emprego em campanha, o sistema possibilita maior precisão e um expressivo ganho de velocidade no processamento das missões de tiro, permitindo que o comandante intervenha no combate pelo fogo no momento oportuno e com munições e volumes adequados.

O Sistema Gênesis torna o Apoio de Fogo contínuo e preciso, realizando a centralização de todas as unidades de tiro que estão sob seu controle operacional. Além disso, o Sistema Gênesis é flexível e modular, permitindo a redistribuição de seus módulos em função das necessidades táticas.

Inteiramente em português e contando com interfaces intuitivas, o Sistema Gênesis também é uma valiosa ferramenta de adestramento e instrução, seja no terreno ou em sala de aula.

O Sistema Gênesis é uma importante ferramenta para a modernização dos métodos de direção de tiro e na coordenação de fogos, proporcionando maior eficácia por meio da precisão do tiro, da economicidade de fogos e da redução do tempo de resposta nos Grupos de Artilharia de Campanha do Exército Brasileiro.

Soraia Sene

Posts recentes

Tribunal de Justiça de São Paulo declara inconstitucional denominação “Polícia Municipal”

Em sessão realizada na última quarta (17), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de…

3 anos ago

Polícia Penal fiscalizará presos durante as saidinhas

Aprovada a criação da Polícia Penal de São Paulo, agora o Estado entra na segunda…

4 anos ago

Governo de São Paulo entrega pacote de modernização para Polícia Militar

O governador Rodrigo Garcia entregou nesta quarta-feira (29) o pacote de modernização da Polícia Militar,…

4 anos ago

Comissão aprova projeto que reduz tempo mínimo de atividade militar para remuneração integral de PM inativo

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou proposta que reduz de 30…

4 anos ago

Conselho Nacional do Ministério Público organiza banco de boas práticas na área da segurança pública

Até o dia 18 de novembro, os membros do Ministério Público de todo a país…

4 anos ago

Letalidade policial caiu 30% em SP

De acordo com o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta terça-feira (28), pelo…

4 anos ago

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação, conforme descreve nossa política de privacidade. Ao clicar em aceitar você consente com esse uso.