A Lei de Mobilização Nacional dá poderes ao presidente que se sobrepõem aos dos prefeitos, governadores e até aos da iniciativa privada
O deputado Major Vitor Hugo (PSL-GO), líder do governo na Câmara, apresentou pedido de urgência para tramitação de um projeto que muda a lei nº 11.631, de 27 de dezembro de 2007. Trata-se da chamada Lei de Mobilização Nacional.
A Mobilização Nacional é o conjunto de atividades planejadas, orientadas e empreendidas pelo Estado, complementando a Logística Nacional, destinadas a capacitar o País a realizar ações estratégicas, no campo da Defesa Nacional, diante de agressão estrangeira.
O parlamentar deseja que a lei possa ser usada também diante do cenário da pandemia.
Na prática, a lei daria total poder ao presidente sobre tudo no país, tirando poderes de prefeitos, governadores e até da iniciativa privada. Veja o que o presidente poderia fazer se ficasse decretada a Mobilização Nacional:
O deputado buscou levar o tema à reunião entre os líderes nesta terça. Não houve consenso para a votação do projeto, mas o requerimento do pedido de urgência de tramitação foi assinado pelo bloco do Centrão.
O estado de Mobilização Nacional só entra em vigor se, após o pedido do presidente, for aprovado pelo Congresso Nacional.
Em sessão realizada na última quarta (17), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de…
Aprovada a criação da Polícia Penal de São Paulo, agora o Estado entra na segunda…
O governador Rodrigo Garcia entregou nesta quarta-feira (29) o pacote de modernização da Polícia Militar,…
A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou proposta que reduz de 30…
Até o dia 18 de novembro, os membros do Ministério Público de todo a país…
De acordo com o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta terça-feira (28), pelo…
Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação, conforme descreve nossa política de privacidade. Ao clicar em aceitar você consente com esse uso.