Inscreva-se para receber notificações
Categories: DestaquesTreinamento

Ministério capacita policiais e doa cães de faro para reforçar o combate ao crime nas fronteiras

Para fortalecer o trabalho de combate ao crime organizado no Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (VIGIA), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) formou, nesta quinta-feira (4), 18 policiais civis e militares, dos estados do Acre, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, na 2ª Edição do Curso com Cães de Faro.

Na ocasião, também foram certificados três cães-guias, doados pelo Ministério para pessoas com deficiência visual, e nove cães de faro para auxiliar os profissionais na fronteira. O curso foi realizado em Urataí (GO) e faz parte de uma ação em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGO).

Durante a formatura, o secretário de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Alfredo Carrijo, ressaltou que esse convênio é um exemplo de governança em políticas pública. “Oportunizar essa transversalidade nas ações de segurança pública é o maior legado desse projeto, pois, durante toda a história, a utilização de cães já se demonstrou como eficiente ferramenta para a atividade policial, assim como para promover a cidadania e a aproximação entre o Estado e a sociedade”.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública investiu cerca de R$ 1 milhão para adquirir os animais, reformar o canil, comprar insumos e realizar as capacitações. O local das aulas tem um canil com área de 20 mil metros quadrados para treinar os cães de faro e dar suporte aos cães-guias.

Para o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, as capacitações mostram o compromisso da Pasta com o combate ao crime e a valorização do profissional. “Queremos fortalecer as ações de repressão ao narcotráfico e a circulação de entorpecentes pelas fronteiras do nosso país”, ressaltou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

O soldado Giuliano Scandiussi participou da capacitação e retorna para o Paraná, onde atua na Polícia Militar, com sensação de que poderá fazer ainda mais pela segurança de seu estado. “Todo o investimento que vem sendo empregado certamente trará resultados e visibilidade para a importância do emprego de cães como ferramenta imprescindível no combate ao tráfico de drogas e armas em nível nacional”, explicou.

Para 2022, estão previstas mais 12 capacitações, sendo quatro ciclos a cada trimestre. Os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina receberam cinco cães de faro doados pelo Ministério.

 

Soraia Sene

Posts recentes

Tribunal de Justiça de São Paulo declara inconstitucional denominação “Polícia Municipal”

Em sessão realizada na última quarta (17), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de…

3 anos ago

Polícia Penal fiscalizará presos durante as saidinhas

Aprovada a criação da Polícia Penal de São Paulo, agora o Estado entra na segunda…

4 anos ago

Governo de São Paulo entrega pacote de modernização para Polícia Militar

O governador Rodrigo Garcia entregou nesta quarta-feira (29) o pacote de modernização da Polícia Militar,…

4 anos ago

Comissão aprova projeto que reduz tempo mínimo de atividade militar para remuneração integral de PM inativo

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou proposta que reduz de 30…

4 anos ago

Conselho Nacional do Ministério Público organiza banco de boas práticas na área da segurança pública

Até o dia 18 de novembro, os membros do Ministério Público de todo a país…

4 anos ago

Letalidade policial caiu 30% em SP

De acordo com o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta terça-feira (28), pelo…

4 anos ago

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação, conforme descreve nossa política de privacidade. Ao clicar em aceitar você consente com esse uso.