Categories Destaques Treinamento

Ministério capacita policiais e doa cães de faro para reforçar o combate ao crime nas fronteiras

Para fortalecer o trabalho de combate ao crime organizado no Programa Nacional de Segurança nas Fronteiras e Divisas (VIGIA), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) formou, nesta quinta-feira (4), 18 policiais civis e militares, dos estados do Acre, Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, na 2ª Edição do Curso com Cães de Faro.

Na ocasião, também foram certificados três cães-guias, doados pelo Ministério para pessoas com deficiência visual, e nove cães de faro para auxiliar os profissionais na fronteira. O curso foi realizado em Urataí (GO) e faz parte de uma ação em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano (IFGO).

Durante a formatura, o secretário de Operações Integradas do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Alfredo Carrijo, ressaltou que esse convênio é um exemplo de governança em políticas pública. “Oportunizar essa transversalidade nas ações de segurança pública é o maior legado desse projeto, pois, durante toda a história, a utilização de cães já se demonstrou como eficiente ferramenta para a atividade policial, assim como para promover a cidadania e a aproximação entre o Estado e a sociedade”.

O Ministério da Justiça e Segurança Pública investiu cerca de R$ 1 milhão para adquirir os animais, reformar o canil, comprar insumos e realizar as capacitações. O local das aulas tem um canil com área de 20 mil metros quadrados para treinar os cães de faro e dar suporte aos cães-guias.

Para o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, as capacitações mostram o compromisso da Pasta com o combate ao crime e a valorização do profissional. “Queremos fortalecer as ações de repressão ao narcotráfico e a circulação de entorpecentes pelas fronteiras do nosso país”, ressaltou o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

O soldado Giuliano Scandiussi participou da capacitação e retorna para o Paraná, onde atua na Polícia Militar, com sensação de que poderá fazer ainda mais pela segurança de seu estado. “Todo o investimento que vem sendo empregado certamente trará resultados e visibilidade para a importância do emprego de cães como ferramenta imprescindível no combate ao tráfico de drogas e armas em nível nacional”, explicou.

Para 2022, estão previstas mais 12 capacitações, sendo quatro ciclos a cada trimestre. Os estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina receberam cinco cães de faro doados pelo Ministério.

 

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *