O Presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta terça-feira, 17, projeto que amplia a posse de arma para toda propriedade rural
O Presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta terça-feira, 17 de setembro, o projeto de lei que amplia a posse de armas. O PL havia sido aprovado na Câmara dos Deputados no dia 21 de agosto. (leia aqui https://www.mirapolicial.com.br/camara-aprova-posse-de-armas-em-propriedade-rural/)
“Assinamos hoje, legislação aprovada pelo Congresso, que garante a posse de arma de fogo no âmbito geral de sua propriedade. É importante a força da lei para que não existam margens para interpretações errôneas! Seguimos avançando!”, disse o presidente em seu Twitter.
De acordo com o projeto, fica autorizada a posse de arma em toda a extensão de uma propriedade rural e não apenas na edificação. A medida garante ao dono de uma fazenda, por exemplo, o direito de andar com uma arma de fogo em qualquer parte de sua propriedade. Até então, a posse só era permitida no perímetro da sede do imóvel rural.
Em seu último dia como Procuradora-geral da República, Raquel Dodge pediu ao STF (Supremo Tribunal Federal) para derrubar os projetos que flexibilizam a posse de armas. O argumento da PGR é que há inconstitucionalidades nos projetos.
“Os decretos [que facilitam a posse de armas] extrapolaram a função regulamentadora e invadiram o campo reservado à Lei”, apontou Dodge.
O pedido de derrubada dos decretos (sete no total, três ainda em vigor), partiu dos partidos Rede Sustentabilidade e PSOL. A relatora das ações é a Ministra Rosa Weber, mas ainda não há data para julgamento.
De acordo com Dodge, os decretos estão em descompasso com a Constituição. Segundo ela, a Carta Magna teria o propósito legal de fomentar o desarmamento, recrudescer a disciplina sobre tráfico de armas e controlar as armas de fogo no território nacional.
Em sessão realizada na última quarta (17), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de…
Aprovada a criação da Polícia Penal de São Paulo, agora o Estado entra na segunda…
O governador Rodrigo Garcia entregou nesta quarta-feira (29) o pacote de modernização da Polícia Militar,…
A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou proposta que reduz de 30…
Até o dia 18 de novembro, os membros do Ministério Público de todo a país…
De acordo com o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta terça-feira (28), pelo…
Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação, conforme descreve nossa política de privacidade. Ao clicar em aceitar você consente com esse uso.