Inscreva-se para receber notificações
Categories: DestaquesGeral

São Paulo conclui primeira etapa de vacinação de policiais e agentes penitenciários, afirma secretário-executivo da PM

O secretário-executivo da Polícia Militar do Estado de São Paulo, coronel Álvaro Camilo, confirmou nesta sexta-feira (16) a conclusão, nesta semana, da primeira etapa de vacinação dos agentes penitenciários e policiais militares, civis e rodoviários estaduais e federais, contra a Covid-19.

Ao todo, de acordo com ele, cerca de 140 mil profissionais tomaram a primeira dose. A segunda dose da vacina será aplicada em até 90 dias, uma vez que o imunizante utilizado no grupo foi o fabricado pela empresa farmacêutica AstraZeneca em parceria com a universidade de Oxford.

A ação foi iniciada em 5 de abril e encerrada na última segunda-feira (12/4). Em entrevista ao Jornal da Rede Alesp, o secretário-executivo da PM falou sobre a necessidade de vacinação dos profissionais.

“O policial é o primeiro que chega. Até para levar para um hospital, no caso de um acidente. É o bombeiro o primeiro que chega, é o Águia, é o policial da rádio patrulha. Ou seja, em qualquer situação, eles têm o contato ali às vezes com uma vítima. Da mesma forma, os policias civis e científicos, em um laudo ou exame de uma pessoa que foi agredida. Então, foi muito importante essa decisão e já terminou a vacinação dos policiais, a primeira etapa, que é a primeira dose, e daqui três meses vão tomar a segunda dose”, disse.

A vacinação contou com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde e registrou 82 postos de aplicação em todo o Estado.

“O policial é o primeiro que está na ponta da linha. Então, não só nesses casos que ele vai atender uma vítima, mas tem outras ações, como nas festas clandestinas, nos pancadões e aglomerações. Só para ter uma ideia, foram mais de 1.388 festas clandestinas desde o dia 26 de janeiro até agora, que foram encerradas com a ação policial. Os organizadores foram multados, as pessoas que estavam participando foram encaminhadas para suas casas e alguns conduzidos para o distrito policial. Foram realizadas mais de 1 milhão de abordagens relacionadas à pandemia”, afirmou o coronel.

O secretário-executivo ainda explicou que nos primeiros sintomas o agente já é afastado e em caso de teste positivo para a Covid-19 é acompanhado por médicos. E, se necessário, é encaminhado ao Hospital da Polícia Militar para receber tratamento.

Soraia Sene

Posts recentes

Tribunal de Justiça de São Paulo declara inconstitucional denominação “Polícia Municipal”

Em sessão realizada na última quarta (17), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de…

3 anos ago

Polícia Penal fiscalizará presos durante as saidinhas

Aprovada a criação da Polícia Penal de São Paulo, agora o Estado entra na segunda…

4 anos ago

Governo de São Paulo entrega pacote de modernização para Polícia Militar

O governador Rodrigo Garcia entregou nesta quarta-feira (29) o pacote de modernização da Polícia Militar,…

4 anos ago

Comissão aprova projeto que reduz tempo mínimo de atividade militar para remuneração integral de PM inativo

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou proposta que reduz de 30…

4 anos ago

Conselho Nacional do Ministério Público organiza banco de boas práticas na área da segurança pública

Até o dia 18 de novembro, os membros do Ministério Público de todo a país…

4 anos ago

Letalidade policial caiu 30% em SP

De acordo com o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta terça-feira (28), pelo…

4 anos ago

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação, conforme descreve nossa política de privacidade. Ao clicar em aceitar você consente com esse uso.