Inscreva-se para receber notificações
Categories: Equipamentos

Taurus participa de joint venture na Índia

A Taurus, maior fabricante de armas leves do país, assinou uma joint venture que permitirá fabricação e comercialização de armas na Índia. O acordo com o grupo indiano foi assinado durante a visita do presidente Jair Bolsonaro ao país para as comemorações do Dia da República daquele país.

A sociedade para a fabricação das armas será com a Jindal Group, maior fabricante de aço da Índia. A empresa vai entrar com 51% do capital da nova joint venture e a Taurus com 49%. A sociedade vai fabricar na Índia fuzis, pistolas e revólveres com tecnologia brasileira para atender a mercados civis, de segurança pública e militar.

De acordo o jornal Folha de S. Paulo, a joint venture pretende participar de licitações públicas de fuzis e outras. A expectativa é que o governo indiano compre, em 5 anos, meio milhão de fuzis.

‘’Um passo muito importante para o futuro da Taurus. Pela primeira vez, estamos em um programa de transferência de tecnologia na área de Defesa de governo de uma grande economia mundial, o segundo maior comprador de armas do mundo, a Índia. Taurus e Jindal montarão uma fábrica na Índia que será referência mundial‘’, disse o CEO Global da empresa, Salesio Nuhs.

De acordo com a Taurus, a celebração do acordo colocará a empresa em local de destaque no mercado mundial de armas. “A Taurus segue firme no processo de restruturação baseado em rentabilidade sustentável, qualidade e melhora dos indicadores financeiros e operacionais, além do forte desenvolvimento de novos produtos e tecnologias”, afirma, em comunicado, Sergio Castilho Sgrillo Filho, diretor administrativo, financeiro e de relações com os investidores da Taurus.

 

 

Concorrência

Ainda de acordo com a Folha, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) defendeu a entrada de fabricantes estrangeiros de armamentos no Brasil. Para Eduardo, o virtual monopólio da Taurus no mercado faz com que as armas tenham preços altos no Brasil, o que restringe o acesso da população.

“Eu não quero falir a Taurus, quero apenas que haja concorrência para aumentar a qualidade e baixar o preço”, disse Eduardo, que afirmou ter conversado com a suíça SigSauer e a italiana Beretta sobre investimentos no Brasil. “Isso vai permitir que a população tenha mais acesso a armas, hoje em dia esse mercado é elitista, por causa dos preços das armas”, disse o deputado.

Assim que ficou sabendo, Salésio Nuhs, presidente da Taurus, reagiu. De acordo com o jornal, ele disse que ‘ninguém vai ser “maluco” de investir no Brasil se for mantida a atual carga tributária sobre os armamentos, de quase 70%’.

Assim, as ações da Taurus disparam na Bolsa brasileira. Os papéis ordinários (com direito a voto) sobem 11,4%, a R$ 5,86, por volta das 12h. Os preferenciais têm alta de 8,6%, a R$ 6,55. Como as ações têm um valor baixo, as variações percentuais são mais bruscas.

Soraia Sene

Posts recentes

Tribunal de Justiça de São Paulo declara inconstitucional denominação “Polícia Municipal”

Em sessão realizada na última quarta (17), o Órgão Especial do Tribunal de Justiça de…

3 anos ago

Polícia Penal fiscalizará presos durante as saidinhas

Aprovada a criação da Polícia Penal de São Paulo, agora o Estado entra na segunda…

4 anos ago

Governo de São Paulo entrega pacote de modernização para Polícia Militar

O governador Rodrigo Garcia entregou nesta quarta-feira (29) o pacote de modernização da Polícia Militar,…

4 anos ago

Comissão aprova projeto que reduz tempo mínimo de atividade militar para remuneração integral de PM inativo

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou proposta que reduz de 30…

4 anos ago

Conselho Nacional do Ministério Público organiza banco de boas práticas na área da segurança pública

Até o dia 18 de novembro, os membros do Ministério Público de todo a país…

4 anos ago

Letalidade policial caiu 30% em SP

De acordo com o 16º Anuário Brasileiro de Segurança Pública divulgado nesta terça-feira (28), pelo…

4 anos ago

Este site usa cookies para melhorar sua experiência de navegação, conforme descreve nossa política de privacidade. Ao clicar em aceitar você consente com esse uso.