O governo federal lançou hoje, 29 de agosto, o Projeto Em Frente Brasil, que tem o objetivo de combater crimes violentos. A fase 1 do projeto visa enfrentar a criminalidade violenta nas cidades com maiores índices de homicídios. Os municípios escolhidos são: Ananindeua (PA), Goiânia, Paulista (PE), Cariacica (ES) e São José dos Pinhais (PR).
De acordo com o governo, quem vai avaliar, direcionar e monitorar as ações do projeto é o Gabinete de Governança das Forças-Tarefas (GGA/FT). O órgão será coordenado pelo Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro.
O GGA/FT é formado pelo ministro da Justiça; secretário executivo da pasta, secretário nacional de Segurança Pública, secretário de Operações Integradas, diretor-geral da Polícia Federal, diretor-geral da Polícia Rodoviária Federal e diretor-geral do Departamento Penitenciário Nacional.
Ação conjunta no combate aos crimes violentos
O projeto vai inibir crimes violentos como homicídios, feminicídios, estupros, latrocínios e roubos, por exemplo. Serão utilizados diagnósticos e índices de criminalidade. As cidades serão atendidas por meio da atuação conjunta nas áreas de assistência social, cultura, esporte, educação, saúde, habitação e emprego.
O programa “Em Frente, Brasil” envolve várias pastas do governo federal. Além dos ministérios da Cidadania e da Justiça e Segurança Pública, as pastas da Educação, Saúde, Desenvolvimento Regional, Economia, Mulher, Família e Direitos Humanos, Casa Civil e Advocacia-Geral da União.
Com informações da EBC e Rádio Cidadania
