A arma de artilharia autopropelida “Lotos”, desenvolvida pelo Instituto Central de Pesquisa Científica de Engenharia de Precisão (TsNIItochmash/Rostec) está passando por testes preliminares. O veículo de combate para forças aerotransportadas percorrerá mais de 600 km, disparará 300 tiros e superará vários tipos de obstáculos.
O programa de pré-teste inclui mais de 80 itens que permitem determinar e avaliar as características táticas, técnicas e operacionais de um protótipo de canhão de 120 mm e desenvolver recomendações para a realização de testes de estado.
“Lotos demonstrará seu trabalho em movimento, flutuando e durante o pouso. Da rota de teste de 600 km, 50% será em estradas de terra, 30% em estradas de paralelepípedo e cascalho e 10% será em estradas de terra. Os testes permitirão, entre outras coisas, avaliar a capacidade do autopropelido em superar diversos obstáculos ”, disse Bekkhan Ozdoev, diretor industrial da Rostec.
Durante os testes de tiro, serão feitas verificações do alcance máximo e mínimo e da precisão do tiro no solo, precisão do tiro direto e cadência de tiro com vários tipos de munição.
“Lotos” tem massa não superior a 18 toneladas, velocidade máxima – 70 km / h, potência do motor – 450 cv, autonomia de cruzeiro – não inferior a 500 km. A tripulação de combate é composta por quatro pessoas. A taxa de tiro é de 6 a 8 tiros por minuto. O alcance de tiro é de até 13km.
O veículo de combate foi criado em um chassi que é unificado em termos de componentes e montagens com o BMD-4M. É dotado de compartimento de combate com canhão de 120 mm com alto grau de automação nas operações de preparação e disparo.
