Categories Destaques Tendências

Fórum sobre Segurança e Desenvolvimento Humano na América Latina e Caribe visa aprimor justiça criminal

Nos dias 11 e 12 de abril, conferencistas do Brasil e do exterior se reunem no auditório do edifício-sede do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), em Salvador, para o Fórum sobre Segurança e Desenvolvimento Humano na América Latina e Caribe, que visa ao aprimoramento da justiça criminal.

O evento é realizado pelo PJBA em parceria com o Comitê Permanente da América Latina para a Prevenção do Crime (COPLAD) – programa do Instituto Latino-Americano das Nações Unidas para a Prevenção do Crime e o Tratamento do Delinquente (ILANUD) – e conta com o apoio da Universidade Corporativa do Judiciário baiano (Unicorp) e do Banco Regional de Brasília (BRB), além da assistência institucional do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Primeiro no Continente Americano a tratar do binômio segurança e desenvolvimento humano, o Fórum objetiva estabelecer perspectivas de políticas públicas, na forma de construção global e transnacional da governança, em sintonia com os valores da Assembleia Geral e do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), em busca de sociedades mais justas, pacíficas, inclusivas e solidárias.

O evento contempla, ainda, o planejamento multilateral da segurança com foco na ciência, na tecnologia e na inovação, criando oportunidades para o desempenho proativo da educação, do esporte, do crescimento econômico, da mobilidade social e do bem-estar das pessoas na família e na comunidade.

 

Universidade da Segurança

O Fórum debaterá também a criação da Universidade Mundial de Segurança e Desenvolvimento Social das Nações Unidas, cuja estruturação está sendo feita pela ONU para a implantação da sede no Brasil. A proposta de implantação da Universidade foi elaborada ao longo de 11 anos, durante os quais foram realizadas várias e importantes reuniões técnicas na capital baiana, de modo a levar a bom termo e com pleno êxito a concepção inovadora da proposta pedagógica idealizada.

Nesse sentido, será apresentado, durante o Fórum, o Projeto Novo Mundo – Novos Talentos, cujo objetivo é promover políticas públicas de vinculação do esporte com o progresso da cidadania, sobretudo em comunidades carentes, criando oportunidades para crianças e jovens fortalecerem os seus talentos relativos a modalidades – como futebol, handebol, voleibol ou basquetebol – e amparados pela parceria global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Será destinado espaço, também, para a apresentação de projeto inovador relacionado a boas práticas de escolas de comunidades carentes, que traz o modelo da Escola Germinare, Escola de Negócios com padrão diferenciado voltado à inclusão social, à capacitação e à profissionalização de crianças e jovens de comunidades na cidade de São Paulo.

Também serão abordados temas como: crimes cibernéticos, prisão e modernas alternativas penais, entre outros temas.

Veja mais informações sobre o evento aqui.

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *