O Grupo Protege adotou a Typhoon F12, espingarda calibre 12 semi-automática acompanhada de carregadores com 10 munições. O armamento foi desenvolvido em plataforma AR, permitindo agilidade no recarregamento, maior conforto no manuseio e ajuste manual de coronha de acordo com a estatura do vigilante.
O novo equipamento é autorizado pela Polícia Federal, órgão que regulamenta as atividades de transporte de valores e segurança privada. Pela legislação em vigor, vigilantes de empresas de segurança privada são autorizados a utilizar revolver calibre 38 e espingardas calibre 12.
“O armamento será utilizado, prioritariamente, nos roteiros transporte de valores de maior risco que são definidos pelo nosso departamento de inteligência. O investimento visa oferecer aos nossos colaboradores equipamentos de última geração para a prestação do serviço e aumentar o potencial de defesa de nossa equipe em um possível ataque”, diz Marcelo Baptista de Oliveira, presidente do Grupo Protege.
O Grupo Protege elaborou, através de sua escola de formação de profissionais, a Provig, um treinamento específico para capacitar os vigilantes que vão utilizar o armamento. As equipes passarão por uma reciclagem no centro de formação da empresa antes de iniciarem as atividades em campo. A iniciativa é mais um investimento do grupo para aprimorar suas operações.
A empresa também desenvolveu melhorias técnicas para aumentar a segurança dos carros-fortes. Em parceria com a VW Caminhões e Ônibus foi criado um chassi para minimizar ao máximo o impacto de projéteis de armamento pesado como a Ponto 50, por exemplo, e aperfeiçoar a estabilidade dos veículos.
Especificações Typhoon F12
Calibre: 12
Comprimento médio: 93 cm a 101 cm
Peso médio: 3,825 kg
Carregador: 10 tiros
