Categories Destaques Geral

Ministério da Justiça vai vai inaugurar escritório de inteligência na fronteira

O Ministério da Justiça e Segurança Pública vai inaugurar um escritório de inteligência na fronteira, em Foz do Iguaçu, ainda este ano. Essa foi a promessa do titular da pasta, Sergio Moro.

O escritório será inspirado no modelo dos EUA. Será coordenado pela Secretaria de Operações Integradas do Ministério. Vai receber recursos do BNDES (Bando Nacional de Desenvolvimento) e da Hidrelétrica de Itaipu.

O projeto piloto, batizado de Fusion Center, vai funcionar no Parque Tecnológico de Itaipu. O Centro Integrado de Operações em Fronteiras terá uma equipe de 35 pessoas na produção de conhecimento e outras 20 no comando e controle de operações.

De acordo com Wagner Mesquita, coordenador-geral de combate ao crime organizado Secretaria de Operações Integradas do Ministério, 16 instituições estão trabalhando na implantação do projeto. São elas: Polícia Federal, Agência Nacional de Inteligência, Ministério da Defesa, Unidade de Inteligência Financeira (antigo Coaf), Receita Federal, entre outros.

 

Escritório de Inteligência vai integrar operações

A principal função do escritório será integrar o trabalho operacional e de investigação já existentes. De acordo com o Ministério, o objetivo é centralizar o comando e controle, aumentar a eficácia e unificar as comunicações.

Além das fronteiras, o novo escritório vai colaborar com levantamento de informações e auxílio em investigações em todo país. Isso porque é pela fronteira que entram e saem insumos, produtos, dinheiro, entre outros valores das quadrilhas.

Embora o projeto piloto comece a funcionar ainda este ano, o prédio definitivo do Fusion Center começa a ser construído ano que vem. Será em um terreno da Polícia Federal com cerca de 10 mil m². O custo estimado da obra é de R$40 milhões.

 

 

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *