Operação Resguardo II: ação coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública prende de mais de 3.900 pessoas

Em mais uma ação de combate à violência contra a mulher, a Operação Resguardo II prendeu mais de 3.900 pessoas. Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), com a participação das Polícias Civis de todo o país, a Operação também atendeu mais de 37 mil mulheres vítimas de violência com mais de 13.990 policiais envolvidos nas ações em 26 estados e no Distrito Federal. A ação, que acontece desde o início de fevereiro, será encerrada nesta terça-feira (8), Dia Internacional da Mulher.

“A atuação conjunta com as Polícias Civis do país é uma resposta àqueles que acreditam que ficarão impunes após cometerem qualquer tipo de violência contra a mulher”, destaca o ministro, Anderson Torres.

Nos últimos 30 dias, policiais civis intensificaram as ações para buscar criminosos que cometeram diversos tipos de violência contra a mulher. Além das prisões, 6.558 denúncias apuradas, cerca de 36.000 diligências realizadas, 16.628 Medidas Protetivas foram solicitadas, 682 vítimas foram resgatadas e cerca de 1.600 palestras foram realizadas. Até o momento, a operação já ocorreu em quase 3 mil municípios, com apoio da Secretaria de Operações Integradas (Seopi), do MJSP.

A Operação Resguardo ainda contou com a parceria do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), responsável pelos canais de denúncias de violências – como o disque 180 e o Ligue 100.

No Dia Internacional da Mulher, o Ministério da Justiça e Segurança Pública também publicou edital que vai destinar R$ 10 milhões para financiar projetos voltados para a prevenção à violência contra mulheres, crianças, adolescentes e idosos.

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *