Categories Destaques Geral

Orlando Eduardo Geraldi é o novo presidente do TJMSP

O juiz Orlando Eduardo Geraldi foi eleito, na última quarta-feira,17, o novo presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo.

Aclamado por unanimidade, o magistrado estará à frente da Corte castrense no biênio 2022/2023, e terá como vice-presidente o juiz Paulo Adib Casseb.

O juiz Ênio Luiz Rossetto será o corregedor-geral da Justiça Militar paulista pelos próximos 2 anos, e o juiz Silvio Hiroshi Oyama estará na Direção da Escola Judiciária Militar.

O novo corpo diretivo do TJMSP assume em 01/01/2022, sucedendo o atual, que tem como presidente, Clovis Santinon.

Paulo Adib Casseb foi reconduzido à vice-presidência e Enio Luiz Rossetto assumirá a Corregedoria-Geral em substituição a Avivaldi Nogueira Junior. Na Escola Judiciária Militar, Silvio Hiroshi Oyama assume a Direção no lugar do juiz Fernando Pereira.

Trajetória Orlando Eduardo Geraldi:

Nasceu em São Paulo aos 9 de fevereiro de 1959. Em 1975, ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, onde frequentou o Curso Preparatório de Oficiais e o Curso de Formação de Oficiais. Em 1979, foi declarado aspirante a oficial e, em 1980, promovido a tenente.

Atuou em unidades operacionais de Policiamento Ostensivo, Policiamento de Trânsito, Policiamento Ambiental e na Escola de Educação Física, atual Centro de Capacitação Física e Operacional, sendo um dos idealizadores dos módulos de treinamento que resultaram na criação dos Procedimentos Operacionais Padrão.

Atuou também nas Assessorias Militares das Secretarias de Estado da Educação e da Agricultura e serviu à Casa Militar do Governo do Estado de São Paulo, exercendo a coordenação direta dos eventos do governador.

Em maio de 2005, foi promovido ao posto máximo da Corporação, assumindo o Comando da Região da Baixada Santista e do Vale do Ribeira.

Exerceu as funções de Conselheiro da Associação dos Oficiais da Polícia Militar e de Secretário Geral da Cruz Azul. Foi membro titular do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb).

Bacharel em Direito pelas Faculdades Integradas de Guarulhos (FIG), exerceu efetivamente as atividades de polícia judiciária militar e compôs, por várias vezes, Conselhos de Disciplina e de Justificação, bem como Conselhos Especiais de Justiça na Justiça Militar Estadual Paulista.

Também é bacharel em Educação Física pela Escola de Educação Física da PMESP, com especialização em Metodologia do Treinamento pela Faculdade de Educação Física da Universidade de São Paulo (USP).

Palestrante nos Cursos de Bacharelado, Mestrado e Doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública da Academia de Polícia Militar do Barro Branco, em universidades e outras instituições civis e militares. Atuou na coordenação executiva e direção do evento A Justiça Penal Internacional na Era dos Direitos Humanos, etapas brasileiras (São Paulo) e alemã (Nuremberg), em nov/2016 e nov/2018.

Integra a magistratura do Estado como Juiz do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo, cargo a que foi alçado por decreto do Governador do Estado. Tomou posse em 12 de maio de 2008, integrando a partir daí a 2ª Câmara do TJMSP.

De forma pioneira no Judiciário estadual, implementou e manteve (até 2018) em seu Gabinete um Sistema de Gestão da Qualidade que cumpre os requisitos da norma NBR ISO 9001:2008, o qual foi certificado pela Fundação Carlos Alberto Vanzolini em 18 de novembro de 2009.

Foi Juiz Corregedor Geral da Justiça Militar do Estado de São Paulo nos biênios 2010/2011 e 2016/2017. Foi Juiz Presidente do Tribunal de Justiça Militar do Estado de São Paulo no biênio 2012/2013. Foi Diretor da Escola Judiciária Militar do Estado de São Paulo de 2014 a 2017.

Recebeu, dentre outras condecorações, o Colar do Mérito Judiciário do TJSP; o Colar do Mérito Judiciário Militar Paulista do TJMSP; o Colar do Mérito Judiciário Militar do TJMMG; a Ordem do Mérito Judiciário Militar, grau Alta Distinção, do STM; a Comenda da Ordem do Mérito Judiciário, grau Grã-Cruz, do TRT da 2ª Região; a Medalha, no Grau Alta Distinção, do Ministério Público Militar; a Ordem do Mérito Militar, Grau Oficial, do Exército Brasileiro; a Medalha “Brigadeiro Tobias”; o Colar Comemorativo do Sesquicentenário da Revolução Liberal de 1842; a Medalha da Casa Militar do Gabinete do Governador; a Medalha Comemorativa do Centenário da Academia de Polícia Militar do Barro Branco (APMBB); a Medalha “Cinquentenário do Policiamento Florestal e de Mananciais do Estado de São Paulo”; e a Medalha Mérito de Justiça e Disciplina, da Corregedoria Geral da PMESP.

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *