Categories Destaques Equipamentos

Taurus celebra 82 anos de história

A Taurus completa 82 anos neste mês de novembro e em comemoração realizou nesta quarta-feira, 17, uma confraternização interna com os seus colaboradores.

O evento aconteceu na sede da empresa em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, seguindo os protocolos de prevenção a COVID-19, com um almoço especial, barracas de sorvete e pipoca, música ao vivo e espaço para fotos.

“É com muita alegria que celebramos esta data especial. São 82 anos de comprometimento com a excelência e inovação. Investimos no desenvolvimento de pessoas e em tecnologia de produtos e processos. Já produzimos mais de 24 milhões de armas levando tecnologia, qualidade e segurança para mais de 100 países. A Taurus é uma gigante brasileira que gera empregos para mais de 3.700 colaboradores, riquezas e divisas para o Brasil. Excelência, força e vigor são as características desta sólida empresa”, afirma o CEO Global da Taurus, Salesio Nuhs.

A história da Taurus começou em 1939, as vésperas da Segunda Guerra Mundial. O cenário nacional na época se mostrava propício ao empreendedorismo, graças ao direcionamento do governo de Getúlio Vargas, que procurava investir forte no desenvolvimento industrial brasileiro.

Com o apoio do presidente do Brasil, Getúlio Vargas, um grupo de empresários do Rio Grande do Sul estabeleceu uma pequena fabricação de ferramentas e logo começou a projetar sua própria arma. Assim nasceu a Taurus.

Em 1942, os primeiros revólveres da companhia entraram em plena produção. O trabalho duro valeu a pena e a empresa avançou. Em 1950, uma nova fábrica foi construída para atender à crescente demanda e, nas duas décadas seguintes, a expansão da produção e a diversificação de produtos exigiram que a Taurus construísse uma terceira fábrica para satisfazer o grande volume de vendas.

Em 1981, a empresa inaugurou a Taurus International Manufacturing em Miami, que representou um marco importante e consolidou a posição da empresa nas principais linhas de produtos, entre elas revólveres, pistolas, armas táticas e armas esportivas, evoluindo para vendas em mais de 100 países, nos 5 continentes.

Em 2019, a companhia transferiu a produção da fábrica de Miami para um novo centro de fabricação em Bainbridge, no estado da Geórgia, o que possibilitou dobrar a capacidade produtiva nos Estados Unidos de 400 mil para até 800 mil armas por ano.

Outro passo importante na estratégia global da Taurus foi a assinatura em 2020 de uma joint venture com o conglomerado indiano Jindal Group, atendendo o programa do governo indiano “Make in India”, que visa atrair fabricantes de alta tecnologia a instalar fábricas no país, como forma de impulsionar a industrialização de alta performance em todas as áreas, inclusive no mercado de armas. O projeto contempla a fabricação de armamentos na Índia e a transferência de tecnologia brasileira.

No Brasil, mirando os próximos anos, a companhia promoveu a maior reestruturação de sua história, redesenhando toda sua gestão e tendo como alvo a constante melhora na qualidade dos seus produtos e no apoio e satisfação dos clientes. Em 2015, a Taurus concentrou toda a operação em uma única fábrica, no município gaúcho de São Leopoldo, onde emprega atualmente mais de 3.700 pessoas e movimenta uma cadeia de fornecedores que geram milhares de empregos indiretos.

Em janeiro de 2019, a antiga Forjas Taurus passou a se chamar Taurus Armas.

A companhia reforçou sua área de engenharia no Brasil e unificou com a engenharia norte-americana, criando o Centro Integrado de Tecnologia e Engenharia Brasil/EUA (CITE), o que garantiu mais agilidade ao desenvolvimento de novos produtos e tecnologia.

Este ano, firmou parcerias inéditas com a Universidade de Caixas do Sul e a Universidade do Vale do Rio dos Sinos com o objetivo de fomentar a pesquisa e o desenvolvimento de todos os tipos de tecnologias voltadas a produtos e processos, passo fundamental para o avanço da Taurus na Indústria 4.0. Além de criar o Programa de Capacitação em Pesquisa e Inovação Taurus, que prevê treinamentos para todos os níveis de colaboradores e para a diretoria.

Em 2021, a Taurus também iniciou as obras de expansão do seu complexo industrial em São Leopoldo, no qual atuarão cinco grandes fornecedores, otimizando seus processos e reduzindo custos de produção e logísticos. O Projeto Estratégico Condomínio possibilitará a Taurus uma ampliação de 50% em sua capacidade produtiva, além de torná-la um hub de distribuição de componentes estratégicos para suas unidades de manufatura no Brasil, Estados Unidos e na futura unidade na Índia.

A empresa também investiu mais de R$ 18 milhões na modernização fabril, com a aquisição de equipamentos e novas tecnologias. Atualmente, a Taurus possui capacidade de produção de cerca de 9,6 mil armas por dia e está preparada para suprir plenamente novas demandas que possam surgir nos próximos anos.

Recebeu mais de 36 prêmios internacionais, entre eles o NASGW-POMA Caliber, uma das premiações mais importante da indústria de armas norte americana, que elegeu a pistola Taurus GX4 como “Melhor Nova Arma de 2021” e “Melhor Novo Produto Geral”.

 

 

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *