Categories Brasil Destaques

Associação dos Delegados cobra governador

Nesta terça-feira, 26, durante visita ao interior do estado, o governador João Doria (PSDB) afirmou que a Polícia Federal deve ser um órgão absolutamente técnico e independente e sem vinculações políticas.

Segundo a Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Adesp), o governador parece desconsiderar o fato de que a Polícia Civil de São Paulo, assim como a Polícia Federal, possui natureza de polícia judiciária, exercendo funções análogas, de acordo com suas atribuições previstas na Constituição Federal.

“Causa-nos espanto que o mandatário não aplique à polícia judiciária do estado que comanda os mesmos ideais que ele agora advoga à polícia judiciária da União”, divulgou a entidade, em nota.

De acordo com a nota, a ADPESP defende uma polícia judiciária estadual autônoma e fortalecida. Porém, passados um ano e meio do início da gestão, não há qualquer sinalização nesse sentido pelo governo estadual.

A entidade aponta remoções sem fundamento, especialmente nos cargos de direção. Além disso, apontam indicações por influências políticas, em detrimento de critérios técnicos e meritocráticos.

A entidade defende mandato fixo para Delegado Geral da Polícia Civil, além lista tríplice eleita pela classe.

De acordo com a ADPESP, conversas com o governador para detalhar as propostas de construção de uma Polícia Civil forte, independente e desvinculada de interesses políticos já fora tentadas. “Dezenas de ofícios foram encaminhados ao governador, e nenhum deles foi sequer respondido”, contam.

A associação aponta ainda que a categoria recebe os piores salários do Brasil.

“Nosso compromisso é com o interesse público. Nosso propósito é de prestar bons serviços à população, de maneira cada vez melhor e mais eficiente. Para tanto, seguiremos à disposição do governador João Doria caso queira, de fato, transformar sua retórica em ações”, finalizam.

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *