Categories Brasil Destaques

São Paulo ganha mais um Centro de Detenção Provisória

O Estado de São Paulo ganhou nesta terça-feira, 3 de setembro, mais um Centro de Detenção Provisória (CDP). Fica em Paulo de Faria, a cerca de 540 quilômetros da capital.

A nova unidade prisional foi construída com investimentos do governo federal e do estadual. Foram R$ 21,7 milhões em recursos federais via Departamento Penitenciário Nacional, do Ministério da Justiça e Segurança Pública, e R$ 29,6 de verbas estaduais. O CDP tem capacidade para abrigar 823 detentos em regime fechado. A unidade tem 11.514,18 m² de área construída. É destinado à custódia de presos que aguardam julgamento. Esta unidade foi projetada com características diferenciadas, aproveitando as experiências dos que já estavam em funcionamento.

“Estamos expandindo a capacidade de oferta do sistema prisional em São Paulo. Este é o maior sistema prisional do país. São Paulo tem 238 mil presos. É um terço de todo o Brasil”, disse o governador João Doria na inauguração.

De acordo com o governador, este CDP é totalmente automatizado. É dotado de um sistema automático para a abertura e fechamento das portas sem que os funcionários tenham contato direto com a população carcerária. Além disso, a nova unidade conta com todos os dispositivos de segurança, incluindo equipamento de raios-x, portal detector de metal e escâner corporal.

O novo CDP’s possui pavilhões de trabalho e de serviço como cozinha industrial – onde os próprios presos preparam os alimentos –, salas de aula, além de inclusão, saúde, lavanderia e padaria (setores já existentes nas penitenciárias), incluindo sistema de rampas de acessibilidade para pessoas com mobilidade reduzida e banheiros acessíveis.

 

 

Compartilhar:

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *